domingo, 25 de setembro de 2011

A VIDA DE REMBRANDT

AMANDA RODRIGUES MIRANDA

Rembrandt (Rembrandt Harmensz van Rijn) nasceu em Leiden, em Amsterdã, em 15 de Julho de 1606. Seu pai era um moleiro. Mesmo sendo de uma família humilde, seus pais fizeram todo o possível para garantir que seu filho recebesse uma educação; ele iniciou seus estudos na Escola do Latim e com apenas 14 anos começou a freqüentar a Faculdade de Leiden, embora se sentisse insatisfeito com o programa de ensino.
Logo ele abandonou os estudos para se dedicar às Artes. Seu primeiro professor foi Jacob van Swanenburch e então, em Amsterdã, Pieter Lastman, um pintor com uma moderada fama pelos Países Baixos por suas pinturas históricas.
Em seis meses Rembrandt dominou todas as técnicas que lhe haviam ensinado. Ele acabou retornado para Leiden, onde ficou famoso por, com apenas vinte e dois anos, ele começou a ensinar seus primeiros alunos (um deles, o famoso pintor Gerrit Dou).
Em 1631 Rembrandt se mudou para a capital.
Ao se casar três anos depois com a sobrinha de um negociador de arte, sua carreira tomou uma guinada, fazendo contatos com ricos patrocinadores da arte que sem pensar duas vezes fizeram pedidos para que ele pintasse seus retratos.
Retrato de Nicolaes Ruts por Rembrandt
Enquanto isso as pinturas mitológicas e religiosas de Rembrandt aumentaram em demanda, e ele pintou numerosas obras de arte dramáticas como Sansão Cegado Pelos Filisteus.
Graças à sua fama como professor, seu estúdio estava sempre cheio de estudantes e alguns deles já eram artistas formados em busca de novos conhecimentos e técnicas. Nesse período inúmeras obras foram atribuídas aos seus alunos e associados.
Hoje em dia o trabalho de identificar e atribuir os trabalhos de Rembrandt são uma área ativa de estudo.
Rembrandt gostava de produzir em sua residência e, de fato, inúmeros de seus quadros foram pintados em sua casa em Amsterdã, mas em 1660, Rembrandt acabou se mudando após a morte de sua esposa e três filhos.
Ao mesmo tempo em que tinha uma carreira pública de sucesso, a vida familiar de Rembrandt era marcada pela tragédia. Entre 1635 e 1641 sua esposa Saskia deu a luz a quatro crianças e apenas um sobreviveu, Titus. Saskia faleceu em 1642 com apenas 30 anos. E embora seu sucesso financeiro como artista, professor e negociador de arte, teve que declarar falência por viver uma vida de ostentação. Foi feito um leilão de toda sua coleção de arte e antigüidade para quitar sua dívida.
Ainda assim esses problemas não chegaram a afetar o trabalho de Rembrandt. Suas obras mais famosas foram criadas nesse período:
A noiva judia













Bathsheba


















Jacó abençoando os filhos de José















Outras Obras de Renome:
·         O Sacrifício de Isaac
·         A Ronda Noturna
·         A Lição de Anatomia do Dr. Tulp














Curiosidade: Óleo sobre tela retratando uma aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp. Naquela época aulas de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas e podiam ser assistidas por todos.

Um comentário:

  1. AMANDA
    O TEXTO ESTÁ BOM, MAS É PRECISO CITAR AS FONTES DE PESQUISA.
    SERIA BOM TAMBÉM COLOCAR A QUE PERÍODO DA HISTÓRIA DA ARTE O ARTISTA PERTENCE E POR QUE.

    ResponderExcluir