domingo, 25 de setembro de 2011

VASTO RENASCER DA MENTE HUMANA

BRUNO BENTIVOGLIO COIMBRA



 
O Renascimento, que surgiu para por um fim, tardio, diga-se de passagem, no chamado período das trevas (período medieval) trouxe mudanças, não somente nas artes e arquitetura, mas também em diversos outros campos do pensamento humano.
Na Idade Média, a humanidade vivenciou um período longo com relativamente poucos avanços científicos e tecnológicos.

Não que o erudito tenha deixado de buscar e estudar a natureza e o homem, mas neste período havia uma forte imposição religiosa que julgava pecaminosa toda e qualquer contestação às suas leis, enquanto no renascimento foi possível a realização de experimentos e estudos antes proibidos.

Nomes como Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Michelangelo entre outros, surgiram neste período e todos tinham em comum o fato de serem gênios e possuírem o pensamento livre de amarras, buscando livremente conhecer e entender o significado e funcionamento do homem e do universo.

Recentemente, com o Best – seller “O Código da Vinci” de Dan Brown, popularizou-se uma forte suspeita de que as obras de Leonardo da Vinci estariam recheadas de simbolismos e informações ocultas ao olhar leigo. Observando o perfil do gênio, que tinha o costume de escrever de trás para frente, pintar obras com figuras apontando em determinadas direções, entende-se que é realmente possível a intenção de se passar informações que remetem ao Hermetismo em suas obras.

O Hermetismo se trata de uma corrente filosófica que reúne características que se dizem remeter às escolas de mistérios do Antigo Egito e Grécia onde entre suas máximas é dito que “Tudo que está acima é como o que está abaixo”, ou seja, o macrocosmo se assemelha ao microcosmo, e assim sucessivamente. Considerando a imagem do homem vitruviano, de Leonardo da Vinci, onde a figura retratada está na proporção áurea, se desenharmos um Hexagrama e um Pentagrama circunscritos na circunferência retratada, os vértices das figuras coincidem com os braços e pernas do homem.

Segundo os estudiosos do hermetismo, estes símbolos são referentes ao homem e ao universo, e, além disso, também possuem a proporção áurea, portanto estaria da Vinci retratando a semelhança entre o Macro e Micro cosmo de forma simbólica em sua obra? Sem contar as diversas outras obras e documentos do pintor, que com certeza sempre despertarão duvidas e atiçarão a curiosidade de seus observadores.

Entre os outros nomes citados, Isaac Newton e Galileu Galilei seriam ligados a movimentos rosacruzes (Fraternidade hermética) e Michelangelo teria feito referencias astrológicas no teto da capela sistina. Segundo teorias, Michelangelo teria utilizado um sistema hermético conhecido por Kabbalah (diagrama de origem hebraica que retrata etapas da criação e/ou aspectos da psique humana).

Como observado no diagrama ao lado, se compararmos a seqüência usada por Michelangelo e os diagramas da Kabbalah, é observada uma semelhança entre os personagens retratados e a esfera correspondente entre as Sephiroth (plural de Sephira, que significa esfera, estruturas que compõem a chamada “Arvore da Vida” da Kabbalah).

Muitos dizem que se trata apenas de teorias conspiratórias ou interpretações exageradas feitas por misticoides, não julgarei o que está certo, apenas acredito que são muitas semelhanças para considerar tudo como coincidência. Tão pouco irei questionar que as crenças utilizadas pelos gênios do renascimento eram erradas. Antes de mais nada, eram estudiosos e pessoas de livre pensamento. É também incontestável a importância que estes nomes tiveram para a evolução da humanidade, e como disse um outro gênio, um pouco mais recentemente, “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Eisntein)


Fontes: Wikipédia
                                www.deldebbio.com.br

Um comentário: