domingo, 25 de setembro de 2011

ESTUDO DA PERSPECTIVA NA ARTE RENASCENTISTA

ELIEL LUIS SEABRA DE SOUZA

Perspectiva gráfica: Define-se perspectiva gráfica como a projeção em uma superfície bidimensional em uma determinada cena tridimensional.Para ser representada na forma de um desenho devem ser aplicados mecanismos gráficos estudados na geometria os quais permitem uma reprodução precisa ou analítica da realidade espacial.
A perspectiva manifesta-se especialmente na percepção visual do ser humano, tal fenômeno faz com que o individuo perceba por exemplo, duas linhas paralelas, que delem se afastam, como retas concorrentes.

Foi durante o período do Renascimento que a perspectiva foi  profundamente estudada e desenvolvida, abrindo o caminho para o seu estudo matemático atreves da  geometria projetiva que posteriormente a sistematizou.

Perspectiva Atmosférica: Em arte, principalmente na pintura, a perspectiva atmosférica, refere-se á técnica, mediante a qual é possível criar ilusão de distância e profundidade entre os objetos aplicando certas técnicas que implicam a utilização da cor, do valor e da nitidez dos objetos representados.
Este conceito expressa que, a medida que a distancia entre o observador e o objeto aumenta, o contraste entre os objetos e o plano de fundo decresce assim como os detalhes e pormenores dos mesmos.
O descobrimento desta técnica foi do arquiteto e engenheiro do renascimento italiano, embora seja erroneamente atribuído o descobrimento da mesma a Leonardo Da Vinci pelo fato de ter ele utilizado intensamente esta técnica nas suas pinturas e por ter investigado e escrito muito ao respeito.

Ponto de fuga: Define-se pela simetria geométrica no estudo de uma obra.É representado por polígonos que são concêntricos, afunilando a visão para um ponto mais centralizado , que é denominado ponto- de fuga, o qual exerce consideravelmente efeito sobre a perspectiva da sobreposição dos planos nos quais os personagens estão simetricamente dispostos.

Linda do Horizonte: O início do Renascimento coincide precisamente com o início da pintura a óleo. Na pintura a têmpera medieval, é quase impossível atingir a matização que produz o efeito de tridimensionalidade. Já a tinta a óleo permite matização contínua, bem como técnicas singulares de envernizamento e aplicação de camadas, além de maior opção de cores, inclusive aquelas vívidas e saturadas. Mas a característica mais importante da pintura a óleo talvez seja a secagem muito mais lenta do que a da técnica anterior, o que permite ao artista retrabalhar e desenvolver a mesma imagem por meses ou anos.
Aproximadamente nessa mesma época, artistas italianos inventaram a perspectiva linear. Baseado na linha do horizonte, um ponto de fuga e linhas perpendiculares, ou "raios visuais", que conduzem o olhar do observador ao ponto de fuga, esse sistema matemático criava a ilusão de espaço e distância em uma superfície plana e permitia que o artista retratasse cenas de forma muito mais natural. Outra inovação técnica do período é o fato de que os artistas começaram a estudar cadáveres, o que lhes proporcionou maior entendimento das estruturas dos músculos e do esqueleto.
Muitos fatores culturais abriram caminho para a nova arte. O Renascimento trouxe a ascensão do secularismo e dos ideais clássicos, com foco no humano aqui e agora.

Linha de Fuga: É a representação na  forma do desenho , conjunto de lindas que se ligam denominando-as de linha de fuga.


Um comentário: