domingo, 25 de setembro de 2011

A BOSSA DA RENASCENÇA

CAMILA PEIXOTO LEITE RODRIGUES

Rafael (1483 - 1520), cujo nome verdadeiro era Raffaello Sanzio, formou, com Leonardo da Vinci e Michelangelo, a tríade dos grandes mestres do Renascimento Italiano. Seu talento precoce foi reconhecido por seu pai, também pintor, que o incentivou a praticar deixando-o sob a tutela de Pietro Perugino.
Sua primeira obra de destaque foi O Casamento da Virgem (fig.1), em que fica evidente a influencia de seu mestre na perspectiva e proporção das figuras, mas já com um toque de autoria na dinâmica da composição.
Figura 1: O Casamento da Virgem (1504). Fonte: wikipedia.org.

Aos 21 anos Rafael se muda para Florença e logo se torna apreciador e estudioso das obras de Leonardo e Michelangelo. Influenciado por Leonardo, começa suas pinturas das Madonas (fig. 2, 3 e 4), revelando uma suavidade e harmonia ímpares. Suas pinturas primavam pela escolha das nuances e pela harmonia das composições.

Figura 2: Madonna del Cardellino (1506). Fonte: www.ocaiw.com

Figura 3: The Granduca Madonna (1505). Fonte: www.ocaiw.com.

4: The Sistine Madonna (1513 - 1514). Fonte: www.ocaiw.com.

Posteriormente, Rafael muda-se para Roma a serviço do Papa Júlio II, que encomenda sua obra mais famosa: o afresco A escola de Atenas (fig. 5), pintada na Stanza della Signatura.
O afresco, em uma clara alusão aos ideais renascentistas, retrata um grande ambiente arquitetônico, onde Platão e Aristóteles estão centralizados e ao seu redor grupos dinâmicos de personagens representam os ensinamentos da antiguidade clássica, como astronomia, geometria e aritmética.

Figura 5: A Escola de Atenas (1509 - 1511). Fonte: wikipedia.org.
A peculiaridade de Rafael – que o distinguia da abordagem mais intelectual dos outros, e que o alçou à tríade dos mestres, foi o primor de suas composições, dinâmicas, porém graciosas; e a maestria na utilização das cores, suaves, conferindo serenidade e harmonia às suas obras. Como na Santa Catarina de Alexandria (fig. 6).

Figura 6: Santa Catarina de Alexandria (1507 - 1508). Fonte: www.pierreaugusterenoir.org.
Rafael morreu, precocemente, aos 37 anos e deixou um legado de admiradores e uma enorme influencia sobre os artistas vindouros.
 



Um comentário:

  1. CAMILA
    O TEXTO ESTÁ PEQUENO, MAS VOCÊ DEMONSTROU QUE A PESQUISA É SUA. NÃO ENTENDI A RELAÇÃO DO TÍTULO "BOSSA DA RENASCENÇA". COLOQUE A FONTE DA PESQUISA E SUA OPINIÃO SOBRE O ARTISTA.

    ResponderExcluir