domingo, 25 de setembro de 2011

LEONARDO DA VINCI

CARLOS EDUARDO DO NASCIMENTO REIS


Gostei dessas palavras de Leonardo da Vinci
“Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista.” Leonardo Da Vinci

            A "Última ceia", um dos quadros mais famosos do mundo, foi muito danificada e sofreu diversas restaurações, motivo pelo qual pouco resta do original. É inigualável, no entanto, a solidão de Cristo, em contraste com a agitação dos apóstolos, dividos em grupos de três. Judas, o traidor, é a única figura em isolamento entre eles.

           Os vários estudos e desenhos de Leonardo revelam a preocupação do autor com os menores detalhes da cena.
           Sendo um mestre bem conhecido na história da arte, Leonardo Da Vinci é reconhecido por pessoas de todo o mapa, e aqueles de nós que não pode viajar para ver as verdadeiras obras que o gênio criou pode pelo menos levar para casa um pedaço dele, quando nós compramos cartazes da Vinci ou gravuras.

          Seus quadros mais famosos, e os mais populares cartazes em torno de Da Vinci, são os de A Última Ceia, a Mona Lisa. O Homem Vitruviano: O Proporções da Figura Humana. Estas obras, exibidas em Milão e Paris, respectivamente, estão entre as obras mais influentes já criado.
           Obras Mais Importantes: Monalisa, Última Ceia, Anunciação, Virgem dos Rochedos, O batismo de Cristo, A sagrada família e o cordeirinho.

          Leonardo da Vinci rompeu com todas as barreiras de uma época conservadora. Além de ter criado novas técnicas de pintura, o cientista desafiou as políticas religiosas para a realização de estudos anatômicos. Foi um grande projetista do futuro. Inventos que pareciam mirabolantes e impossíveis de serem realizados, atualmente fazem parte das facilidades da era contemporânea.
           Estudar a obra de Leonardo da Vinci demanda muitíssimo tempo. Tempo este que não temos, pois levaria mais do que uma existência. Talvez mesmo muitas existências tal é sua amplidão e densa profundidade.

2 comentários: