quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UM ESTUDO SOBRE BRAMANTE

LAISA SERRALHA

Donato Bramante (nascido Donato di Angelo) foi considerado por seus contemporâneos o responsável por ter restaurado os verdadeiros princípios da arquitetura antiga e é reconhecido hoje em dia como fundador do estilo arquitetônico da Alta Renascença.
Sob o apoio do Papa Julius II, artistas como Bramante, Michelangelo, Raphael, renovaram a grandeza artística apropriada a Roma como herdeiros do Império Romano e como centro do Cristianismo.
Embora uma grande parcela de sua vida tenha sido devotada à pintura, ele foi criador e maior expoente da Arquitetura Renascentista "cinquetento" e, então, importante contribuinte para a cultura da época.
Embora se saiba pouco sobre o início da sua vida, acredita-se que Bramante foi treinado como pintor por Urbino. Mais tarde, na corte de Federico da Montefeltro ele conheceu Leon Battista Alberti e Piero della Fancesca e o maior influenciador de seu estilo, Francesco di Giorgio. Seu primeiro trabalho, a pintura do Palazzo Del Podesta, já demonstrava um interesse grandioso no ramo da Arquitetura e da perspectiva.
Ele acabou se mudando para Milão e, assim como Leonardo Da Vinci, ficou na corte de Lodovico Il Moro. Influenciado pelos desenhos de Leonardo, as igrejas de Milão e a harmonia lógica dos prédios de Urbino, Bramante dedicou-se ainda mais aos estudos arquitetônicos.
A primeira igreja criada por Bramante, S. Maria Presso S. Satiro é muito inspirada no trabalho de Alberti. Durante seu trabalho nesse projeto ele acabou se tornando de um simples oratório retangular para uma basílica com nave e altar.
Principais Trabalhos Arquitetônicos:
Santa Maria presso San Satiro, em Milão 1482-1486
Santa Maria delle Grazie, em Milão 1492-1498
Palazzo Caprini, Roma, início em 1510 (demolido no século 17)
San Pietro in Montorio, Roma, 1502
Santa Maria della Pace, Roma, 1504
Basílica de São Pedro, Roma, design criado em 1503, construção 1506.
Cortile del Belvedere, Cidade do Vaticano, Roma, 1506.


Um comentário:

  1. LAISA
    O ARTIGO PODERIA SER ESCRITO COM SUAS PALAVRAS E CONTER UMACONCLUSÃO FINAL SOBRE SUA OPINIÃO E ESCOLHA PELO TEMA. A BIBLIOGRAFIA TAMBÉM É IMPORTANTE.

    ResponderExcluir