domingo, 25 de setembro de 2011

MISTÉRIOS DA LUZ DE REMBRANDT


HERMES ALEXANDRY DE OLIVEIRA FALCHETI


O século XVII holandês foi marcado pela defesa da liberdade conquistada e pela retomada do desenvolvimento cultural. Nesta mudança, muito foi investido em artes, especialmente pintura, o que trouxe grande foco e movimentação de dinheiro para as atividades ligadas à produção e comercialização da arte. A história de Rembrandt é característica dessa mudança. Filho de burgueses, ganhou dinheiro como artista e atuou também como professor, marchands (um tipo de corretor especializado) e colecionador de obras de arte.

Rembrandt nasceu em Leiden (1606), onde freqüentou a Universidade de lá, mas interrompeu os estudos para dedicar-se à pintura. No ano seguinte, foi aprender as técnicas de Jacob van Swanenburg no ateliê desse pintor. Em Amsterdã (a partir de 1631) que Rembrandt se tornou conhecido internacionalmente. Quadros narrativos e de gênero religioso foram do interesse de Rembrandt desde o começo de sua formação, teve forte influência do Barroco italiano, focado em uma iluminação de contraste entre claro e escuro, que dava a obra um aspecto forte da luminosidade; Rembrandt faz dessa iluminação enfatizando os detalhes com uma riqueza e expressividade pouco vista em outros artistas.
Em 1642, o pintor Rembrandt entregou uma obra que pintou sob encomenda. Era a chamada "A Ronda Noturna”. Seu cliente a rejeitou, acusando-o de "não ter pintado seu retrato", de ter representado "o cenário de uma ópera bufa" e de ter cobrado muito caro. Seguinho com seus ideais o pintor foi enfim acusado de "pintar só o que queria". Talvez por isso, Rembrandt tornou-se um dos mais importantes nomes da história da arte ocidental.




O que nos traz atenção em seus quadros não é somente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, o “dégradé” entre as cores, as sombras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
Após adulto, em seu amadurecimento, o claro-escuro ainda permanecia em suas obras, mas o que caracterizou essa fase foi a presença marcante da cor e da tinta espessa; a forma como as colocou, chocou com os padrões naturalistas da época e inovou a pintura.
No gênero do retrato, o que chama atenção nele em relação a outros artistas, é o fato de serem conhecidos mais de 75 auto-retratos, realizados em diferentes épocas e técnicas.

 Auto-retrato aos 23 anos de 1629, sendo um dos mais famosos.


Morreu em Amsterdã os 63 anos, no dia 4 de outubro de 1669 o grande mestre holandês do século 17 e um dos maiores mestres da pintura européia. Deixou o último quadro por terminar. Mostrava seu quarto: uma cama simples, uma mesa rústica, um espelho sem moldura e uma cadeira quebrada. Hoje, 4 séculos depois, é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos.

Principais Obras



"A Lição de Anatomia do Dr. Tulp" (1632) - Encomendada a Rembrandt pelo médico Nicolaes Tulp, famoso na Amsterdã da época.


"Auto-retrato" (1640) - Um de seus diversos auto-retratos. Este, talvez o mais conhecido, está na National Gallery, em Londres.

"Os Síndicos da Corporação de Tecelões de Amsterdã" (1661-62) - Críticos de arte costumam incluir esta entre as maiores realizações de Rembrandt.

http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_935.htmlnetsaber.com.br/ver_biografia_c_935.html



Bibliografia




http://www.casthalia.com.br/a_mansao/artistas/rembrandt.htm
http://esteticaehistoriadasartes.blogspot.com/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=500
http://mestres.folha.com.br/pintores/17/obras.html

Um comentário:

  1. HERMES
    TEXTO BEM PESQUISADO, MAS FALTOU A SUA OPINIÃO PESSOAL SOBRE O ARTISTA E UMA CONCLUSÃO.

    ResponderExcluir