domingo, 25 de setembro de 2011

AGONIA E ÊXTASE

DIEGO ALVES PEREIRA

Florença, dominada no ano de 1469 por um homem que era príncipe onde o Renacentismo se fez por Lorenzo, o magnífico, onde Michelangelo se inspirou por conta das obras de arte espalhadas em capelas, palácios, praças e ruas.
   Michelangelo nasceu em 1475, na ilha toscana de Caprese na Itália, onde seu pai era prefeito. Em Settignano ele estudou rudimentos da técnica de escultura. Seu primeiro trabalho em relevo foi a “Madona da Escada” quando tinha apenas 15 anos.
   Michelangelo fez varias esculturas como “a batalha dos centauros”, o gigante de Florença “Davi” que veio de uma gigante bloco de mármore antes rejeitado por outros artistas que tinham desistido dela, “Moises”, a “Pieta de São Pedro” entre outros. Mas seu triunfo foi à pintura da capela no Vaticano, a capela Sistina, um trabalho que Michelangelo não queria fazer por não gostar de pintar, pois ele acreditava que não existia vida na pintura.
   O Papa Julio II, considerado um ante Cristo por ser general de guerra, acreditava e admirava muito Michelangelo, foi ele que propôs a pintura da capela Sistina a Michelangelo.
   Por não gostar de pintar e não concordar com algumas atitudes do Papa, Michelangelo quase não fez a pintura do teto da capela Sistina, por receber uma proposta do sultão da Turquia para construir uma ponte.
   No início da pintura da capela Sistina teve muitos contratempos como, a fuga de Michelangelo para as minas de Carrara onde ele foi buscar inspiração e uma nova idéia de desenho, ficou doente de tanto pintar sem descanso e quase foi substituído por o mestre Raphael, foi impedido de acabar a pintura por conta das guerras do Papa que tinha medo de morrer antes de ver a pintura terminada.
   O Papa Julio II muito admirado com o teto acabado falou que aquilo era uma verdadeira prova de fé. Michelangelo morreu aos 89 anos.
      

Um comentário:

  1. DIEGO
    O TEXTO ESTÁ BOM, MAS PARA ESTE TEMA HAVIA A PROPOSTA DE REFLETIR SOBRE UMA FRASE DE MICHELANGELO. CITE AS FONTES USADAS NA PESQUISA E DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O FILME.

    ResponderExcluir