quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UM ENSAIO SOBRE SANDRO BOTTICELLI

LAURA MONTEIRO BERTELLI





Alessandro Di Mariano di Vanni Filipepi, conhecido como Sandro Botticelli, nasceu em 1445, natural de Florença.
Detalhes sobre a vida de Botticelli são escassos; sabe-se que ele se tornou um aprendiz com tenra idade de catorze anos – recebendo, assim, sua educação mais cedo que qualquer outro artista da Renascença.
Antes de iniciar seus estudos das Artes foi ensinado por seu irmão na profissão de ferreiro – interrompido quando se tornou aprendiz do artista Fra Filippo Lippi.
 Em 1470 Botticelli já possuía seu próprio estúdio artístico e, mesmo tão cedo, seus trabalhos já se caracterizam pela sua percepção da figura e se distinguiam dos demais artistas. Outra característica de suas obras era a minimização de contraste entre luz e sombra.
Logo Botticelli foi patrocinado por Lorenzo de Médici, da famosa família de mecenas, que eram padrinhos para os maiores nomes da época.
Em 1418 o Papa Sixtus IV chamou os mais proeminentes artistas Florentinos para pintar as paredes da Capela Sistina. Entre eles estava Botticelli, que contribuiu para o projeto com as obras A Tentação de Cristo, O Castigo dos Rebeldes e A Provação de Moisés.
Ao retornar a Florença, Sandro Botticelli dedicou-se ao ramo da literatura, chegando a escrever extensos comentários e notas a respeito do escritor Dante Alighieri e ilustrando seu mais famoso livro A Divina Comédia. Chegou a ser escrutinado na época por utilizar seus talentos nas decorações de um livro.
Em 1502 Botticelli já encontrava dificuldades em conseguir trabalhos.
 Em 1504 ele tornou-se membro de um comitê responsável pela decisão de onde a obra Davi de Michelangelo seria colocada.
Seus trabalhos finais mostravam uma diminuição de escala, figuras expressivamente distorcidas e um uso não realístico de cores. Depois de sua morte, sua reputação se eclipsou mais do que qualquer outro grande artista Europeu. Suas pinturas para a Capela Sistina sendo ofuscadas pelo trabalho de Michelangelo.
Principais Obras:
Suas pinturas foram marcadas por um forte realismo, cores vivas e movimentos suaves.

O Nascimento de Vênus


A Primavera


A Adoração dos Magos




Outras Obras de Prestígio:

- O Castigo dos Rebeldes

- A Tentação de Cristo

- Retrato de Dante Alighieri

- Nastagio Degli Onesti

- A Coroação da Virgem

- O Inferno de Dante

- Virgem com o Menino e dois Santos

- As provações de Moisés



Um comentário:

  1. LAURA
    ESCREVA O ARTIGO COM AS SUAS PALAVRAS E SEMPRE ELABORE UMA CONCLUSÃO PESSOAL SOBE A ESCOLHA DO TEMA OU SOBRE O ARTISTA. COLOQUE TAMBÉM AS FONTES PESQUISADAS.

    ResponderExcluir