domingo, 25 de setembro de 2011

ESTUDO DA PERSPECTIVA NA ARTE RENASCENTISTA

                                                                                                                  Alessandra Cristina David


O Renascimento foi o movimento que em oposição ao obscurantismo da idade média trouxe o homem de volta a luz, e orientou a arte.O antropocentrismo atinge a plenitude. O homem e não mais Deus, passa a ser considerado a medida de todas as coisas.Foi a época ou movimento de renovação das artes e ciências européias, entre os séculos XIV a XVI, marcado pela valorização da Antiguidade Clássica e que representou uma época de aventura e curiosidade do homem em relação ao mundo que o cercava, era grande a obsessão dos artistas por encontrarem técnicas e formas novas e arrojadas para bem expressar o clima renascentista.
Nas artes, o ideal humanista e a preocupação com o rigor cientificam, podem ser encontrados nas mais diferentes manifestações. Trabalhando ora o espaço, na arquitetura, ora as linhas e cores, na pintura, ou ainda os volumes, na escultura, os artistas do renascimento sempre expressaram os maiores valores da época: a racionalidade e dignidade do ser humano.
Retratar exatamente o que os olhos vêem era o problema que se antepunha aos renascentistas. Como as cenas verdadeiras são tridimensionais, enquanto que as pinturas são planas como foram representadas pelos artistas medievais, mas os artistas renascentistas resolveram isto chegando a conclusão que seus quadros deveriam ser como janelas para o mundo.
Muitos artistas do renascimento eram engenheiros e arquitetos por isso foram bem-sucedidos em sua tarefa. Desenvolveram então conceitos fundamentais sendo eles: a perspectiva gráfica, perspectiva atmosférica, linhas de fuga, ponto de fuga e linha do horizonte.
Perspectiva Gráfica: é a projeção em um meio bidimensional de algo tridimensional. Traduzindo, desenhar uma imagem em três dimensões (comprimento, largura e altura) em uma superfície plana (uma folha de papel).
 Perspectiva atmosférica: desenhado na metade inferior do desenho é aquele que está mais perto e por isso tem mais detalhes, contraste, textura. Normalmente a maioria dessas qualidades é usada em combinação e nos dão a impressão de profundidade, de três dimensões.
Linhas de fuga:São as linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto.É o afunilamento dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva.
O uso dos elementos da perspectiva, em conjunto, permite a elaboração de esquemas gráficos necessários para desenhar objetos contextualizados em ambientes ou paisagens sem distorção estrutural.
Ponto de fuga: é aquele onde se encontram, aparentemente, mas não fisicamente retas que sejam paralelas. Isto pode ser observado com nitidez no caso dos trilhos de uma estrada de ferro, embora na realidade nunca se toquem para o observador eles parecem se encontrar no horizonte.
Linha do horizonte:é a linha imaginária na altura dos olhos e que separa a parte superior e inferior da visão. É também o local onde se localiza o ponto de fuga.Pode ser observada quando olhamos para o mar aberto pois é a divisoria entre o mar e o céu,e pode ser considerada como uma reta,ja que a curvatura da terra é muito pequena.
Algumas pinturas renascentistas:



"Adão de Albrecht Dürer, Museu do Prado -- Madri


-Utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes e obscurecer os elementos secundários, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitem criar distâncias e volumes que parecem ser copiados da realidade; e a utilização da tinta a óleo, que possibilitará a pintura sobre tela com uma qualidade maior, dando maior ênfase à realidade e maior durabilidade às obras.












Rafael Sanzio - O casamento da virgem

- Obra com estrutura regular clara. Uma das características da Pintura Renascentista é ter no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
























"O nascimento da Vênus" - Sandro Botticelli, Galleria degli Uffizi, Florença, 1485.
- Na pintura, a Vênus ocupa a posição central do quadro, dividindo de forma harmoniosa o espaço da composição: na sua direita se encontram a personificação dos ventos, os quais sopram e assim forma as ondas e as espumas do mar, das quais nasce a Vênus, sendo que esta está  em pé sobre uma concha e encobrindo-se com suas mãos e cabelos; a sua esquerda, vindo ao seu encontro, a personificação da Flora que lhe traz suas vestes.








     "A Última Ceia"-Leonardo da Vinci
- Jesus ocupa o centro da grande mesa, típica de banquetes medievais, tendo a cada um dos lados dois grupos de três apóstolos, logo, uma composição harmoniosa e equilibrada. O ponto central da imagem se encontra atrás da cabeça do próprio Cristo, a qual junto com a moldura da janela imediatamente posterior compõe uma circunferência, pólo irradiador das linhas de perspectiva da composição, um das principais contribuições do Renascimento. A atenção do Cristo está para o pão e o vinho, alimentos e metáfora de seu futuro destino, o sacrifício na cruz pela Humanidade. A posição de seus braços em relação à sua cabeça forma uma imagem triangular.







 1- Mona lisa - Leonardo da Vinci  
 2- estudo das linhas de composição da Mona Lisa.



 A composição tem como base a forma piramidal, recurso que dá à figura da Gioconda (Mona Lisa). Por outro lado, a perfeição, o equilíbrio e a leveza com que foram pintadas a sua face e mãos denotam um conhecimento profundo de anatomia e matemática, sem falar no bem dosado “claro-escuro” e no famoso ‘sfumato’, presente em todo o quadro – retocado, como não podia deixar de ser, pelo implacável pincel do tempo.

Referências:



Um comentário:

  1. ALESSANDRA
    APESAR DE NÃO SER UM ARTIGO COM A SUA OPINIÃO SOBRE UM TEMA, VOCÊ DEMONSTROU MUITA PESQUISA NA INTERNET E UMA TENTATIVA DE ESCREVER COM AS SUAS PALAVRAS. FALTOU CITAR AS FONTES DE PESQUISA.

    ResponderExcluir