domingo, 4 de setembro de 2011

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO BARROCO

A arte barroca foi um movimento artístico que se originou na Itália no século XVII.
A palavra BARROCO é de origem espanhola que significava "pérola irregular” numa intenção de se associar esta arte contorcida e irregular ao mau gosto do grotesco.

Contexto Histórico:
 Contra Reforma: Movimento dinâmico de reação da Igreja Católica ao movimento protestante e auto-renovação da Igreja Católica.
 Concílio de Trento: realizado entre os anos de 1545 e 1563
 Retorno da Inquisição: tinha como objetivo vigiar, perseguir, prender e punir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica. Milhares de protestantes, judeus e integrantes de outras religiões foram perseguidos e punidos pelo Tribunal do Santo Ofício.
Criação do Índice de Livros Proibidos (Index Librorium Proibitorium): relação de livros contrários aos dogmas e idéias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados. Quem fosse pego com materiais deste tipo receberia punições severas. Vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados por escreverem livros com idéias não aceitas pelos católicos. Era uma forma de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.
 Criação da Companhia de Jesus: os integrantes desta companhia eram os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. Tinham como objetivo principal transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobrega e José de Anchieta.
 Desenvolvimento do regime absolutista
 Arte diretamente comprometida com essa nova realidade, servindo como elemento de propaganda de seus valores.


Características do Barroco
Rompimento do equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência
 Predomínio das emoções e não do racionalismo da arte renascentista
 Tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo;  espírito e matéria.
 Dramatismo
Exagero
Arte espetacular e faustosa e, nas igrejas, atraía os fiéis, impressionando-os
 Arte da Contra-Reforma
Procura do movimento e do infinito
 Emoção genuína
 Ornamentação vivaz
 a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio
 busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas

Pintura Barroca
 drama humano
 gestos teatrais muitíssimo expressivos
 iluminado por um claro-escuro formando violentos contrastes de luz e sombra
 fortes combinações cromáticas
 pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida
 Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
 Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
 Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
 Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
 As obras pictóricas barrocas tornaram-se instrumentos da Igreja, como meio de propaganda e ação. Isto não significa uma pintura apenas de santos e anjos, mas de um conjunto de elementos que definem a grandeza de Deus e de suas criações. Os temas favoritos devem ser procurados na Bíblia ou na mitologia greco-romana

Pintores do Barroco
 Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, Setembro de 1571 a 1610)


Contrastes entre a luz e sombra na modelação dos corpos e dos espaços introduz uma atmosfera dramática de intensa espiritualidade. O que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador.

 Artemisia Gentileschi: temas de heroínas trágicas como Judite que decapitou o general assírio Holofernes, salvando seu povo.


 Pietro Pauolo Rubens (1577 a 1640): pintura vigorosa, sensual e teatral (Espanha). Além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.


 Rembrandt van Rijn (1606 a 1669): auto-retratos inspirados na linguagem intensa e dramática de Caravaggio (holandês). O que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.




Velásquez (1599 a 1660): pintor oficial da corte e um dos mais originais artistas barrocos, realizou a sua obra-prima, "As Meninas", em 1629. Além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.


    Andrea Pozzo - realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.





Escultura Barroca
  Dramatismo das figuras representadas, tentando suscitar os sentimentos do observador.
  Movimento, expressão de sentimentos fortes (dor, sofrimento, paixão) e pelo grande exagero das formas.
  Predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
  As esculturas em mármore procuraram destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as características específicas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Multiplicavam-se anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagãos e heróis míticos, agitando-se nas águas das fontes e surgindo de seus nichos nas fachadas, quando não sustentavam uma viga ou faziam parte dos altares.


Escultores do Barroco
  Bernini - arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.



Arquitetura Barroca
 Palácio e igreja
 Edifício de forma integrada, como se fosse uma grande escultura, única e indivisível
 Formas curvas e em ovais imprimiam qualidades dinâmicas aos espaços e às fachadas
 Uso de colunas, frisos, frontões, arcos e cúpulas
 Fachadas com curvas e contra curvas e nichos.
 Decoração em baixos-relevos, pinturas, mosaicos, mármores e talha dourada

Arquitetos do Barroco
Gian Lorenzo Bernini
   Continuidade mais rigorosa do classicismo quinhentista e antigo, mas com solução absolutamente nova e adoçamento dos volumes
   Elipse em lugar do círculo
   Forma arquitetônica em um espaço infinito

Francesco Borromini
Piero da Cortona

O Barroco na França
            Nos fins do século XVII a França tornou-se a nação mais poderosa da Europa, tanto em termos militares quanto culturais, passando a ser a capital mundial das artes visuais.
            O Palácio de Versalhes tinha a função de glorificar o rei Luis XIV, tendo no parque o aspecto mais impressionante que se estende a vários quilômetros com jardins formais, terraços, fontes, cercas vivas e estátuas que constituíam um cenário à altura das aparições públicas do rei.


Concluindo
         Para entender a relação da arte barroca com a igreja católica é preciso retornar ao século XVI, período da Reforma Protestante e formação dos governos absolutos livres da submissão papal. A contra-reforma da Igreja católica ampliou a atuação das ordens religiosas, entre elas a Companhia de Jesus, e se fortaleceu com a construção de novas igrejas.
       Arte barroca foi utilizada para propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Arte diretamente comprometida com essa nova realidade, servindo como elemento de propaganda de seus valores. Podendo ser explicado pelo fato de o barroco ter sido um tipo de expressão de cunho propagandista.

       De uma forma geral, o que difere o barroco do renascimento é o rompimento do equilíbrio entre sentimento e razão ou entre a arte e a ciência. Na arte barroca predomina as emoções e não o racionalismo.
Em relação à pintura barroca, um dos principais elementos que caracterizam a pintura é a disposição em diagonal dos elementos na tela, com acentuado contraste de claro e escuro. A arte barroca é uma arte realista que retrata a vida da nobreza mas também a vida das pessoas simples.

         Barroco foi um estilo artístico marcadamente do século XVIII e característico das monarquias absolutistas. Este fez-se sentir nas mais variadas formas de arte: arquitetura, pintura, escultura, literatura, musica teatro, ópera.
         Surgindo depois do Renascimento este estilo tem características muito próprias como, por exemplo, a amplitude, o movimento, o exagero nas formas e a teatralidade.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário