domingo, 25 de setembro de 2011

RENASCIMENTO MUSICAL

ANA CAROLINA PRADO ESTEVÃO





Primeiramente, entende-se por música renascentista ou do Renascimento a música européia escrita durante a renascença, período que abrangeu aproximadamente dos séculos XIV à XVII.
Adicionalmente, o processo pelo qual a música adquiriu características renascentistas foi gradual, não havendo um consenso entre os musicólogos, que têm demarcado seu começo tão cedo quanto 1300 DC, até tão tarde quanto 1470 DC.
A pesquisa musicológica recente, entretanto, sugere que o conceito de início, de um modo geral, deve ser evitado, devido às dificuldades extremas ao definir o significado e a demarcação da época para o termo.
Porém, é correto afirmar que o movimento humanista italiano revelando e divulgando a estética das antigas Roma e Grécia, contribuiu, num nível conceitual, para uma revalidação acelerada da música, mas sua influência direta sobre a teoria musical, composição e interpretação é apenas sugestiva.
Pode-se dizer que a música do Renascimento não apresenta sinais de quebras abruptas de continuidade, como também que todo o longo período pode ser considerado o terreno da lenta transformação do universo modal para o tonal, e da polifonia horizontal para a harmonia vertical. 
Também o Renascimento foi um período de grande renovação no tratamento da voz e na orquestração, como no instrumental e na consolidação dos gêneros e formas puramente instrumentais com as suítes de danças para bailes, havendo grande demanda por animação musical em todo festejo ou cerimônia, público ou privado.
Inicialmente, a técnica compositiva era a polifonia melismática dos organa, que derivava diretamente do canto gregoriano, no entanto, esta é abandonada em favor de uma escrita mais enxuta, com vozes tratadas de maneira cada vez mais equilibrada. O movimento paralelo é usado no começo com moderação, acidentes são raros mas as dissonâncias duras são comuns.
Mais adiante a escrita a três vozes começa a apresentar tríades, dando uma impressão de tonalidade. Pela primeira vez, tenta-se escrever música descritiva ou programática, na qual os rígidos modos rítmicos cedem lugar à isorritmia e a formas mais livres e dinâmicas como a balada, a chanson e o madrigal.
Na música sacra a forma da missa se torna a mais prestigiada. A notação evolui para adoção de notas de menor valor, e mais para o final do período passa a ser aceito o intervalo de terça como consonância, quando antes apenas a quinta, a oitava e o uníssono o eram.
Tem-se como os precursores desta transformação franceses como Guillaume de Machaut, autor da maior realização musical do Trecento em toda Europa, a Missa de Notre Dame, e Philippe de Vitry, muito elogiado por Petrarca. Em contrapartida, da música italiana dessa fase inicial muito pouco chegou a nós, embora se saiba da intesidade da atividade quase toda no terreno profano, sendo as principais fontes de partituras o Codex Rossi, o Codex Squarcialupi e o Codex Panciatichi. Entre seus representantes estão Matteo da Perugia, Donato da Cascia, Johannes Ciconia e sobretudo Francesco Landini. Somente no Cinquecento a música italiana começou a desenvolver características próprias e originais, sendo até então muito dependente da escola franco-flamenga.
Apesar do predomínio de influências do norte, não significa que o interesse italiano pela música fosse pequeno. Na ausência de exemplos musicais da Antiguidade para serem emulados, filósofos italianos como Ficino se voltaram para textos clássicos de Platão e Aristóteles em busca de referências para que se pudesse criar uma música digna dos antigos.
Dentro desse processo um significativo papel foi desempenhado por Lorenzo de Medici em Florença, que fundou uma academia musical e atraiu diversos músicos europeus, e por Isabella d'Este, cuja pequena todavia brilhante corte em Mântua atraiu poetas que escreviam em italiano poemas simples para serem musicados, e lá a récita de poesia, assim como em outros centros italianos, era geralmente acompanhada de música.
Considera-se que o gênero preferido era a frottola, que já mostrava uma estrutura harmônica tonal bem definida e contribuiria para renovar o madrigal, com sua típica fidelidade ao texto e aos afetos.
Compositores flamengos importantes trabalham na Itália, mas as figuras mais célebres do século são Giovanni da Palestrina, italiano, e Orlande de Lassus, flamengo, que estabelecem um padrão de para a música coral que seria seguido em todo o continente, com uma escrita melodiosa e rica, de grande equilíbrio formal e nobre expressividade, preservando a inteligibilidade do texto, aspecto que no período anterior muitas vezes era secundário e se perdia na intrincada complexidade do contraponto. A impressão de sua música pode ser equiparada à grandeza idealista da Alta Renascença, florescendo em uma fase em que o Maneirismo já se manifestava com força em outras artes como a pintura e escultura.
Ao final do século aparecem três grandes figuras, Carlo Gesualdo, Giovanni Gabrieli e Claudio Monteverdi, que introduziriam avanços na harmonia e um senso de cor e timbre que enriqueceriam a música dando-lhe uma expressividade e dramatismo maneiristas e a preparariam para o Barroco.
Monteverdi em especial é importante por ser o primeiro grande operista da história, e suas óperas L'Orfeo (1607) e L'Arianna (1608, perdida, só resta uma famosa ária, o Lamento) representam o nobre ocaso da música renascentista e os primeiros grandes marcos do barroco musical.

 Referência : Wikipédia



Um comentário:

  1. ANA CAROLINA
    O ARTIGO ESTÁ BEM ESCRITO MAS NÃO É BOM USAR APENAS A WIKIPÉDIA COMO FONTE DE PESQUISA. PODERIA MELHORAR ACRESCENTANDO SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS MECENAS QUE PATROCINAVAM AS ARTES E ATÉ FAZER UM COMPARATIVO ENTRE A ARQUITETURA E A MÚSICA RENASCENTISTA EM RELAÇÃO À HARMONIA E RITMO.

    ResponderExcluir