domingo, 25 de setembro de 2011

DIEGO VELÁZQUES

DIOGO HENRIQUE FURINI

Nascido em Sevília, na Espanha, Diego Velázquez foi o primeiro filho de Juan Rodríguez de Silva e Jerónima Velázquez. A educação que Diego recebeu de seus pais foi bastante religiosa, ensinado desde jovem a temer a Deus e, desde muito jovem foi iniciado no aprendizado para se tornar um professor, recebendo treinamento em línguas e filosofia.
Influenciado por muitos artistas ele mostrou logo cedo um dom para as artes. Conseqüentemente começou a estudar com Francisco de Herrera, um vigoroso pintor local. Velázquez continuou com ele por um ano e acredita-se que foi com Herrera que ele aprendeu a base de suas técnicas.
Após abandonar o estúdio de Herrera com apenas doze anos, Velázquez começou a servir como aprendiz de Francisco Pacheco, um artista e instrutor de Sevília que era considerado pela população como um pintor entediante, indistinguível. Velázquez continuou seus estudos com Pacheco por cinco anos, aprofundando-se em proporção, perspectiva e testemunhando as novidades nos círculos artísticos e literários que seu professor freqüentava.
Em 1620 sua posição e reputação como artista estavam definidas em Sevília. Velázquez casou-se com Juana Pacheco, a filha de seu professor. Eles tiveram duas filhas e durante esse período Velázquez produziu trabalhos notáveis como Vieja Friendo Huevos (Velha Fritando Ovos), Adoración de los Eyes (A Adoração dos Reis) e Jesús y los peregrinos de Emaús (Jesus e os Peregrinos de Emaus que já demonstravam seu cuidadoso realismo.
Viajou para Madri em 1622 em busca de receber patronagem do novo rei espanhol, mas voltou a Sevilha decepcionado. Mas, um ano depois ele pintou um retrato do rei que foi responsável por lhe contratar com pintor oficial da corte. Mudou-se para Madri onde manteve o cargo pelo resto de sua vida.
Empolgado e curioso com o movimento artístico Italiano, Velázquez resolveu ver a terra dos Artistas de perto. Ele visitou a Itália de 1629 a 1631 e novamente de 1649 a 1651. Ele aprendeu muito sobre cor, escultura e sobre os mestres Italianos.
Foi na sua segunda visita ao país que Velázquez pintou dois retratos que foram muito celebrados pela técnica e realismo; o retrato de seu assistente mulato em Juan de Pareja e outro do Papa Inocêncio X. Diz-se que ao colocar o retrato do lado de Pareja, não se notava diferença alguma.
“Eu preferiria ser o primeiro pintor das coisas comuns do que o segundo de temas da arte elevada”
Diego Velázquez.
Principais Obras:
- A Família de Felipe IV (As Meninas).
- Vênus ao Espelho (1647)
- Retrato do Papa Inocêncio X 
- Retrato de Felipe IV 
- Infanta Margarida da Áustria 
- Cristo na casa de Marta e Maria (1618 - 1619) 
- A forja de Vulcano (1630) 
- O Príncipe Baltasar Carlos caçador 
- O triunfo de Baco
- A rendição de Breda (1634) 
- As Fiandeiras ( A fábula de Aracné)
- Sebastián Morra 

“As Meninas” por Diego Valázquez



Um comentário:

  1. DIEGO
    ALÉM DA BIOGRAFIA DO ARTISTA SERIA BOM VOCÊ COLOCAR A SUA OPINIÃO SOBRE O QUE TE MOTIVOU A ESCREVER SOBRE O MESMO E A FONTE PESQUISADA.

    ResponderExcluir