domingo, 25 de setembro de 2011

A VIDA DE MICHELANGELO CARAVAGGIO

ANA LAURA FRANÇA SANTANA

Michelangelo Meresi da Caravaggio nasceu em 29 de Setembro de 1571. Caravaggio recebeu treinamento de pintor em Milão, sobre os cuidados do mestre desconhecido. Com apenas vinte anos, Caravaggio mudou-se para Roma onde, naquela época, inúmeras igrejas estavam sendo construídas e pinturas eram procuradas para serem colocadas dentro das novas construções.
O estilo de Caravaggio era um naturalismo quase radical, combinado com observações físicas precisas e um dramático, até teatral, uso da técnica Chiaroscuro. Isso é o que conhecemos hoje em dia como Tenebrismo, a mudança de claro para o escuro com pouco valor intermediário.
Ele ficou conhecido na cena artística de Roma em 1600, graças ao sucesso de sua primeira comissão com o Martírio de São Mateus e a Vocação de São Mateus.
Logo depois deste sucesso ele nunca mais teve falta de pedidos de pintura e patrocinadores, mas ainda assim, ele lidou com o sucesso da pior maneira possível.
Acabou sendo preso inúmeras vezes, vandalizou seu próprio apartamento e até chegou a ter sua morte pedida pelo Papa. Em 1606 ele assassinou um jovem em uma briga e fugiu para Roma, sendo procurado por oficiais.
Em sua fuga, Caravaggio se meteu em mais brigas, em Malta no ano de 1608 e em Nápoles em 1609. Acredita-se que ambas as situações foram propositais por inimigos não identificados. Este encontro, porém, deixou-o severamente machucado. Um ano depois, com a idade de 38 anos, ele acabou morrendo de febre em Porto Ercole, na Toscana quando estava a caminho de Roma para receber o perdão.
Infame enquanto vivo Caravaggio acabou caindo no esquecimento quase imediatamente após sua morte e foi apenas no século 20 que a sua importância para o desenvolvimento da Arte Ocidental foi redescoberta. Sua influência no novo estilo Barroco que eventualmente emergiu das ruínas do Maneirismo foi profunda e podem-se notar nos trabalhos de Jusepe de Ribeira, Bernini, Rembrandt e Rubens. Estes artistas sob sua influência ficaram conhecidos na Itália como Caravaggisti ou Caravagesques, Tenebristas ou Tenebrosi (termo em latim).
"O que se começa no trabalho de Caravaggio é, na verdade, a pintura moderna"
Andre Berne-Joffroy

PRINCIPAIS OBRAS:
Amor Vincit Omnia


Davi com a cabeça de Golias


Crucificação de São Pedro


Judite degola Holofernes



Um comentário:

  1. ANA LAURA
    O TEXTO ESTÁ BEM ESCRITO. PRECISA COLOCAR A FONTE DA PESQUISA E A SUA OPINIÃO SOBRE O ARTISTA.

    ResponderExcluir