domingo, 25 de setembro de 2011

ARQUITETURA BARROCA

FELIPE AUGUSTO ALTAVILE SÁVIO

        Barroco “palavra cujo significado tanto pode ser pérola irregular quanto mau gosto” é o período da arte que vai de 1600 a 1780 e se caracteriza pela monumental idade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. Na arquitetura barroca, os conceitos de volume e simetria vigentes no Renascimento são substituídos pelo dinamismo e pela teatralidade.
        Um dos traços fundamentais desse vasto período é que durante seu apogeu as artes plásticas conseguiram uma integração total. A arquitetura, monumental, com exuberantes fachadas de mármore e ornatos de gesso, ou as obras de Francesco Castelli, cognominado Borromini, caracterizadas pela projeção tridimensional de planos côncavos e convexos, serviram de palco ideal para as pinturas apoteóticas das abóbadas e as dramáticas esculturas de mármore branco que decoravam os interiores. 
         A partir de 1630, começam a proliferar as plantas elípticas e ovaladas de dimensões menores. Isso logo se transformaria numa das características arquitetônicas típicas do barroco. Com exemplos podemos citar a igrejas de Maderno e Borromini, nas quais as formas arredondadas substituíram as angulosas e as paredes parecem se curvar de dentro para fora e vice-versa, numa sucessão côncava e convexa, dotando o conjunto de um forte dinamismo.
         Quanto à arquitetura palaciana, o palácio barroco era construído em três pavimentos. Em vez de se concentrarem num só bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de colunas e janelas.
         A arquitetura é suntuosa, grandiosa, usam muitas Fendas, espirais rebuscados. Tenta liberta-se da simetria geométrica, e utiliza elementos mais elaborados e efeitos volumétricos. O barroco estava totalmente interligado com a religião. Portanto a maior parte das construções Barroca são as igrejas, há bastante o uso de colunas e abóbadas.
 A arquitetura barroca contou muito com a ajuda da escultura barroca uma vez que os artistas esculpiam suas belas imagens para ornar com o interior das igrejas.

Um comentário:

  1. FELIPE
    O ARTIGO DEVE SER ESCRITO COM SUAS PALAVRAS E DEVE EMITIR UMA OPINIÃO PESSOAL SOBRE O TEMA PROPOSTO, ALÉM É CLARO, DE CITAR AS FONTES PESQUISADAS.

    ResponderExcluir