domingo, 25 de setembro de 2011

DAVID DE MICHELANGELO


 EDUARDA RIBEIRO PAULINO






Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.



David ou Davi, é uma das esculturas mais famosas desse artista renascentista. O trabalho retrata o herói bíblico com um realismo impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. A escultura encontra-se em Florença, na Itália, cidade que originalmente encomendou a obra.


Michelangelo levou três anos para concluir a escultura (começou-a em 1501 e concluiu-a em 1504 revelando-a no dia 8 de setembro).


É uma estátua em mármore e mede cinco metros e dezessete centímetros, pesa 5,5 toneladas e foi esculpida num único bloco de mármore. A escultura é conhecida como o "gigante de Florença" e tornou-se um dos símbolos desta cidade italiana devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, que tem uma pequena semelhança com Michelangelo.



O artista é considerado nesta obra uma espécie de inovador, pois retrata o personagem não após a batalha contra Golias (como outros artistas fizeram), mas no momento anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar. Inteiramente nu, é uma imagem de triunfo, na tradição dos nus heróicos. Michelangelo neste trabalho usou o realismo do corpo e o predomínio das linhas curvas.







A mão direita da obra ‘’Davi’’, mostra nitidamente a riqueza de detalhes que foi utilizada. As veias parecem pulsar e o sangue correr. O escultor foi além da arte e é símbolo de adoração e perfeição.

A obra permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873, quando foi transferida para a Galleria dell’Accademia, em Florença, onde pode ser admirada atualmente.

Um comentário:

  1. EDUARDA
    O TEXTO ESTÁ MUITO PARECIDO COM O WIKIPÉDIA.
    DESENVOLVA UM ARTIGO FALANDO DA OBRA E SUA RELAÇAO COM O RENASCIMENTO, COM AS SUAS PALAVRAS E CITE AS FONTES PESQUISADAS.

    ResponderExcluir