domingo, 25 de setembro de 2011

GIOTTO

CARLOS DE ASSUMPÇÃO JÚNIOR

O Renascimento surgiu na Itália mais precisamente em Florença considerada o berço renascentista.
Na realidade o Renascimento começa com a arte de Giotto, que deu à arte um cunho científico e realista.
Ambrogiotto ainda menino gostava de pintar ovelhas usando carvão sobre as pedras que encontrava quando estava pastoreando as ovelhas da família. Certa vez um homem que andava pelos arredores da aldeia Colle Vespignano, foi observar o que Giotto fazia tão absorto e descontraidamente, quando se deparou com o menino desenhando ovelhas nas pedras, esta pessoa observou aqueles desenhos e de imediato propôs a fazer daquela criança um desenhista um pintor.
Foi assim que Giotto foi para Florença estudar com aquele homem, Cenni di Pepo conhecido também por Cimabue, que era um grande mestre da pintura. Giotto tomou aulas com Cenni di Pepo durante dez anos.
Dante Alighieri autor da Divina Comédia comenta na época que Cimabue tenha sido o melhor pintor florentino até que um dia um aprendiz seu, lhe roubara o lugar. O nome do aprendiz era Ambrogiotto di Bondone, Giotto.
Giotto era contestador e achava que Santo não deveria ser pintado sempre com a “cara de santo”. Na realidade ele entendia que antes da santidade os Santos foram homens comuns e que isto deveria aparecer nas suas obras.  
Na sua primeira fase como pintor Giotto ainda deixa transparecer  em suas obras resquícios da arte bizantina, que era uma arte hierarquizada, Cristo ao ser pintado tinha que ser representado em tamanho maior que outros personagens da composição da obra.
Giotto posteriormente se liberta por completo das amarras bizantinas.  Em 1295 aos 29 anos de idade é sagrado mestre e entra para confraria dos pintores. Giotto pintou afrescos na Basílica de Assis, em Roma a pedido do Papa Bonifácio VIII, realizou o mosaico Cristo Passeando sobre as Águas. 
Em Pádua na Itália Giotto pintou um afresco na Capela dos Scrovegni e ainda faz a decoração. Com o tempo, reuniu vários aprendizes que se tornaram figuras de destaque na pintura muito embora designasse a estes artistas as pinturas de partes menos complexas como mãos e faces que ele próprio que pintava. Giotto nasceu 1266 e faleceu em 1337 aos 71 anos.

2 comentários:

  1. CARLOS
    O TEXTO ESTÁ BOM, MAS FALTOU IMAGENS E AS FONTES QUE VOCÊ USOU PARA FAZER A PESQUISA.
    PODERIA SER CONCLUÍDO COM A OPINIÃO QUE VOCÊ DEU EM SALA DE AULA SOBRE COMO O TALENTO DO ARTISTA FOI DESCOBERTO. EVITE ESCREVER MUITAS VEZES O NOME "GIOTTO" SUBSTITUINDO POR OUTRAS PALAVRAS TAIS COMO: O ARTISTA, O PRECURSOR DO RENASCIMENTO NA PINTURA...

    ResponderExcluir
  2. O texto está bem e só pela positiva se poderá comentar. Giotto fora adotado em criança, possivelmente pelo seu defeito congénito como provam as ossadas descoberta no séc.XX na Catedral de Florença, no mesmo local onde Vasari disse que se encontrava sepultado. A sua abreviatura acrescenta possívelmente à explicação da sua estatura física. A igreja sua contemporânea referiu do mesmo modo a esta pequena estatura, e vai de acordo com a história que Vasari contava quanto aos seus filhos e a surpresa de alguém comentar que eram «diferentes» ao qual Giotto respondeu «que pintava coisas belas de dia e de noite procriava os filhos»...

    ResponderExcluir