quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fundação Cultural Calmon Barreto: Antiga Estação Ferroviária de Araxá

Por Paula Carolina Gomes Rios




Araxá, cidade turística com aproximadamente 90 mil habitantes, tendo formação no ano de 1865, época em que o Brasil passava pelo Imperialismo, é um lugar com uma rica herança histórica.
A construção da Estação Ferroviária teve início em 1922, e foi finalizada em 1926. O edifício possui vários elementos arquitetônicos que, em conjunto, a torna uma bela construção eclética.
Sendo inicialmente uma Estação Ferroviária, hoje, como fundação cultural, sua função é preservar o acervo histórico regional, além de abrigar ateliês de tear e um espaço de promoção cultural (concertos, exposições, peças de teatro).


Em sua fachada há elementos Clássicos, como as colunas da Ordem Toscana e Cornijas (estrutura clássica que, nesta edificação, contrasta-se com adornos em alto relevo, uma das características do Rococó). Ao mesmo tempo, apresenta elementos de Art Nouveau, como a porta principal trabalhada em ferro com a cobertura trabalhada em vidro e ferro. O Rococó é também representado pela presença de balaústres no telhado e vasos ornamentais na escadaria.


Duas torres em cada extremo da construção enriquecem a arquitetura da Estação, uma com telhado pontiagudo, grande relógio e outra mais tradicional.
A presença de adornos, elementos leves e delicados, relevos e horizontalidade caracterizam algumas das definições do Rococó.









Detalhamento da porta de entrada principal, trabalhada em ferro.









A Fundação, assim como outras construções da região, é uma grande mostra da história e da evolução da cidade por todos esses anos. Localizada em um ponto central, é ponto de encontro da população, gerando empregos e divulgando a arte local. Assim, segue seu propósito cultural como patrimônio histórico cultural.

Bibliografia:

Um comentário:

  1. PAULA
    SEU TRABALHO É BEM INTERESSANTE E A EDIFICAÇÕES ESCOLHIDA É MUITO RICA EM DETALHES. DA PRÓXIMA VEZ PESQUISE TAMBÉM EM LIVROS PARA ENRIQUECER SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir