sábado, 26 de novembro de 2011

Igreja Nossa Senhora Aparecida - Franca SP

Ana Laura França Santana



Apresentação

Este artigo foi feito sobre uma das igrejas mais conhecidas da cidade de Franca- SP: A igreja de Nossa Senhora Aparecida. O uso é o mesmo desde a construção do edifício: Santuário/ Igreja, até esta data de 21/11/2011. A sua construção foi terminada no ano de 1925, no entanto, há tempos atrás, no lugar que antes era um matagal, havia um pequeno santuário construído por um devoto, que fora dedicada a Nossa Senhora Aparecida.


Etilo edificação
O estilo da edificação da Igreja Nossa Senhora Aparecida não deve ser enquadrado em nenhum movimento em particular, no entanto, observamos que em algumas partes da edificação, a construção tende ao gótico, , como por exemplo, a presença constante de ogivas que representam portais na entrada da igreja, e também nas janelas/vitrais,estes, por sua vez, predominam na fachada da construção (característica do estilo gótico) ,

Outro aspecto que faz a edificação se enquadrar no estilo gótico, é a imponência da construção, que embora não seja totalmente vertical, apresenta duas torres imponentes que terminam em forma que remete à piramidal. Assim como as rosáceas, no interior da edificação.

 Imagens:








Conclusão


 Dentre algumas conclusões que tirei, um dos mais importantes que obtive durante a pesquisa, é que como as igrejas são de enorme importância para a cultura de nossa cidade, que mesmo hoje tendo varias outras religiões (que não a católica), em expansão, é extremamente forte e imponente a presença de grandes igrejas, por todos os bairros da cidade.

Sobre a construção em si, observei que a grande maioria das igrejas não pode ser enquadrada em nenhum movimento em particular, haja vista a mistura de aspectos e estilos que compõem tais belezas da arquitetura que não só são preservadas até hoje, como devem ser no sentido de caracterização cultural popular da cidade.

Bibliografia
 - http://minutoaminutocomsantarita.blogspot.com
- http://www.suapesquisa.com
- http://www.historianet.com.br
- http://educaterra.terra.com.br
- http://cult.nucleo.inf.br 


PODERIA EXPLORAR MELHOR OS DETALHES ARQUITETÔNICOS NAS IMAGENS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário