domingo, 20 de novembro de 2011

Mosteiro de Claraval

GABRIELA ALMEIDA


A Historia do Mosteiro começa em 1950, quando D. Hugo Bressane bispo de Guaxué, foi visitar o Mosteiro de Casamari em Roma, lá ele expôs melhor sua idéia de montar na sua diocese uma comunidade religiosa, sendo então em Claraval conhecido antes com Garimpo das Canoas antigo distrito de Ibiraci. Além de acolher novos aprendizes o local é usado para missas, casamentos e encontros de grupos religiosos.
O mosteiro é conhecido pela sua bela estrutura, apresenta características semi-góticas em sua construção, com traços longos e simples, tem a utilização de pilares, torre direcionada ao céu e utilização de arcos em sua estrutura sendo características do estilo gótico. No interior do mosteiro podemos destacar os vitrais,  iluminuras, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, sendo algumas características do Renascimento: buscam do realismo, expressões emotivas.
O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). As construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiram, no geral, algumas características em comum. O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muitos usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides. Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram também recursos arquitetônicos utilizados. Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).

O mosteiro é de homenagem a São Bernardo pelo fato de ter coincidido o ano de sua emancipação, com seus belos traços, um lugar muito conhecido principalmente em cidades da região no qual pessoas deixam de casar nas suas cidades para desfrutar em seu casamento da beleza do mosteiro.
Bibliografia: www.mosteirodeclaraval.org.br
GABRIELA
É PRECISO DETALHAR OS ELEMENTOS COM IMAGENS E EXPLORAR MAIS A BIBLIOGRAFIA. ESTA EDIFICAÇÃO É MUITO RICA DE DETALHES.




Nenhum comentário:

Postar um comentário