quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Museu Histórico Municipal de Franca - José Chiachiri

Maiara Tauane Leal

A edificação que abriga as dependências do Museu Histórico de Franca/SP foi construída em 1896 e teve o projeto elaborado pelo arquiteto francês Victor Dubugras. Carregado de traços medievais, o edifício caracteriza-se pelo estilo eclético.
O prédio abrigou inicialmente a Cadeia Pública e o Fórum da cidade até 1913. Ainda em 1913, passou a abrigar a Prefeitura Municipal e também a Câmara Municipal. Em 1970, no dia 28 de novembro inaugura-se o Museu Histórico Municipal “José Chiachiri”.
O termo arquitetura eclética refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde o século XIX que é usado em referência aos estilos surgidos nessa época que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.
Em arquitetura, o ecleticismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. Do ponto de vista técnico, a arquitetura eclética também se aproveitou dos novos avanços da engenharia do século XIX, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.



Além do uso e mistura de estilos estéticos históricos, a arquitetura eclética de maneira geral se caracterizou pela simetria, busca de grandiosidade, rigorosa hierarquização dos espaços internos e riqueza decorativa.


A edificação, instalada no centro da cidade, hoje é a sede definitiva do museu, que é responsável pela guarda, preservação e divulgação da história. Considera-se uma instituição permanente sem fins lucrativos aberta ao público, que coleta, conserva, pesquisa e expõe objetos de caráter cultural e científico para fins de estudo e lazer.

2 comentários:

  1. Maiara, era necessário seguir o padrão solicitado para o desenvolvimento do trabalho:
    1- APRESENTE A EDIFICAÇÃO, QUAL SEU USO ORIGINAL E ATUAL, ALÉM DA DATA
    2- FALE DO ESTILO DA EDIFICAÇÃO, E AS CARACTERÍSTICAS DO ESTILO
    3- DEMONSTRE EM IMAGENS AS CARACTERÍSTICAS ENCONTRADAS NA EDIFICAÇÃO.
    4- CONCLUSÃO
    5- BIBLIOGRAFIA

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal Saber a Historia de Minha Cidade Linda
    https://www.hidroponia-cultivo.ml/

    ResponderExcluir