sábado, 26 de novembro de 2011

Guilherme Lourenço de Oliveira


Venho falar sobre o Museu Histórico Municipal José Chiachiri, que é responsável pela guarda e preservação do patrimônio histórico do município e da região. Em seu projeto um edifício em estilo eclético, projetado pelo arquiteto francês Victor Dubugras, inaugurado em 1896, e em logo mais tarde, em 1997 por meio de Decreto, o edifício seria tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

O Edifício com nome do jornalista José Chiachiri, devido à sua iniciativa de criação do museu, encontra-se sediado na Rua Campos Salles, esquina com a Rua General Carneiro, no centro de Franca.

A sua arquitetura eclética, apresenta fortes reminiscências da arquitetura neo-romântica. Seu edifício já serviu de abrigo tanto como o museu, como também a Cadeia Pública e o Fórum Francano até 1913, quando passou a ser utilizado como sede da Prefeitura Municipal, serviu também de sede à Câmara de Vereadores.

 O Museu Histórico Municipal de Franca foi oficialmente estabelecido em 1957, com o objetivo de garantir a preservação das evidências da história do munícipio e da região, inaugurado inicialmente na residência do capitão Acácio Alípio Pereira e em 1970 em sua sede atual.

Ao longo dos seus mais de 50 anos, o Museu consolidou-se como um dos mais importantes dos interior paulista, usado bastante como material de estudos para os centros acadêmicos da região.

 O Museu mantém exposições permanentes e itinerantes, de longa e curta duração, realiza empréstimos de peças do acervo para instituições conveniadas, visitar monitoradas e orientação à pesquisa e seleção de material para consultas, e também organiza lançamentos de livros, debates e palestras sobre a história da região.


Concluindo com os dados da pesquisa, a arquitetura do edifício por ser eclética, pode ser usada não só como museu, mas também como outros meios institucionais, por incluir um estilo histórico com o estilo atual, havendo traços neo-românticos, assim havendo uma variedade de movimentos de música, pintura e arquitetura, o edifício está bem caracterizado pelo seu estilo, podendo assim ser usado por diversas finalidades.







GUILHERME

COMO COMPROVAR ESSAS INFORMAÇÕES?
ONDE ESTÃO AS ANÁLISES ?
QUAL A BIBLIOGRAFIA UTILIZADA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário