domingo, 20 de novembro de 2011

Colégio Champagnat

Matheus Elias Barillari


O beato Marcelino José Bento Champagnat, foi fundador do Instituto dos Irmãos Maristas.
Padre Champagnat, viveu na França, entre 1789 a 1840, foi um servo inspirador da Igreja Católica. A exemplo do Divino Mestre, Padre Champagnat tinha uma afeição profunda pelas crianças.

De estatura alta, vulto nobre e imponente, com majestade natural e nobreza inata, reafirmava sempre que possível “Educar uma criança, instruí-la nas verdades da fé, ensiná-la a amar a Deus é missão mais sublime do que governar o mundo”.

Padre Champagnat faleceu a 06 de junho de 1840. Foi um santo, já está beatificado. Aguarda-se a canonização condigna do fundador da Ordem Marista, cujo nome está ligado à História do Catolicismo.

O objetivo da instituição dos Irmãos Maristas era a de educar e dar devida formação religiosa para os jovens, sendo assim a Instituição foi espalhada por vários lugares do mundo.

Imagem do bairro dos coqueiros, atual Avenida Champagnat.
Em 1902 os Irmãos Maristas chegaram em Franca e se instalaram em uma chácara, na estação. O colégio funcionou 10 anos até que uma epidemia de varíola (doença muito comum na época) fez com que as instalações dos Colégio virassem um ‘abrigo’ para os doentes, fazendo com que a direção do colégio procurasse um novo local. Foi quando em 1915 os discípulos do Beato Marcelino acharam um local perfeito para as novas instalações do colégio. No mesmo ano a construção começou a ser efetuada, só que com um novo nome: Instituto Champagnat.
Foto da fachada do Instituto Champagnat.
Em 1917, ano em que comemorava-se o centenário da congregação Marista, o Instituto Champagnat foi inaugurado. Localizado na rua Capitão Canuto, (atual Avenida Champagnat, nome devido a Instituição). Ao longo do tempo o prédio veio sofrendo reformas e ampliações para chegar no resultado que vemos hoje. Em 1949 foi feita uma reforma que deu ao prédio suas linhas atuais. Em 1950 o monumento do busto de Marcelino Champagnat foi instaurado na frente do prédio.
O Colégio Champagnat teve suas atividades encerradas em 1971, e contava com quadra de esportes, capela, salas de aula. Uma estrutura de 2.500 m2 em um terreno de quase 41.000 m2. Foi tombado como patrimônio cultural em agosto de 1997.

 Anexos do Instituto Champagnat. (instalações próximas das quadras esportivas)

Atualmente o prédio do antigo Colégio Marista, é usado pela Secretaria de Educação e Cultural de Franca, e outros órgãos públicos. As quadras esportivas são usadas para treinos de vôlei, basquete entre outros esportes.

Foto da última reforma/pintura do prédio.
 
Hoje em dia também na época de natal, o colégio Champagnat é um dos pontos mais visitados de Franca, a decoração natalina no prédio é muito rica, cercada de enfeites e luzes pisca-pisca, contando também com Corais e Orquestras que se apresentam na véspera de Natal.

O Estilo de construção do prédio é bem eclético. Podemos ver evidências de vários estilos de construção. Começando com o Neoclássico podemos ver nas fotos acima a presença de várias colunas numa ordem e período igual, fato muito marcante no neoclassicismo, exemplo temos os templos.
Ao contrário da Art Noveau, o prédio não possui formas assimétricas nem formas orgânicas, é tudo muito simétrico e com formas geométricas, dando a impressão de grandeza. O Prédio é bem voltado no estilo Art Déco, que apresenta uma linha de modernidade na construção.





Parlamento do Japão, mostra a presença de janelas simétricas, de colunas com ordem e períodos organizados, assim como o colégio Champagnat.



Concluindo: o colégio Champagnat era uma instituição de ensino apenas para homens, seguindo o método dos irmãos Maristas, teve seu ascensão em 1917 e foi tombado em 1997, agora o prédio é usado pela Secretaria de Educacão, e suas quadras são usadas para jogos em geral (treinos do time de vôlei de Franca, e etc.). Os irmãos Maristas deixaram uma grande marca em Franca, deixando assim uma riqueza cultural para assim como eu, todos os Francanos.

 MATEUS
SEU TEXTO DEMONSTRA PESQUISA, MAS FALTOU DETALHAMENTO DOS ESTILOS NAS IMAGENS ESCOLHIDAS E COMPARAÇÕES COM OS ESTILOS MENCIONADOS.
A CONCLUSÃO É O FECHAMENTO D TRABALHO, COM CONSIDERAÇÕES FINAIS POR EXEMPLO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTA EDIFICAÇÃO NA CIDADE, RELACIONANDO SEMPRE À QUESTÃO ARQUITETÔNICA.

Um comentário:

  1. Glorioso Champagnat de Franca do capim mimoso...e do Imperador. Fui professor deste colégio em 1969 e 1970.Sou Irmão Marista há 64 anos. Saudosos tempos! Obrigado e parabéns, Matheus.

    ResponderExcluir