domingo, 20 de novembro de 2011

ANÁLISE ARQUITETÔNICA DA EDIFICAÇÃO DA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA DE FRANCA-SP

Consuelo Gomes de Melo Cury

A edificação escolhida para o trabalho foi a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (conhecida como igreja Capelinha), situada na cidade de Franca-SP.
A igreja foi criada em 1968 e funciona até hoje como uma das principais igrejas de Franca-SP.
 O Estilo Arquitetônico da igreja que predomina é o Neogótico, conforme se observa na foto abaixo, apesar que, no decorrer da análise, encontramos outros estilos arquitetônicos.



Vemos claramente a verticalidade das formas, a pureza das linhas, os arcos ogivais, com pontas ascendendo ao céu, mostrando o caminho para Deus, características do Estilo Gótico.
Na foto 3 encontramos outra característica do Estilo Gótico: a grande porta central com as duas laterais de apoio.

Nas fotos 4 e 5 podemos ver claramente as abóbadas cruzadas em forma ogivais que elevam verticalmente a edificação, sendo também evidente a desmaterialização das paredes, já que aparecem em seus lugares grandes e belas colunas.
Foto 4:


As características acima mencionadas, observamos também na igreja Notre-Dame de Paris:


Nas fotos 6, 7 e 8 podemos ver outra característica forte do Gótico, que são os vitrais laterais, fazendo uma distribuição muito especial da luz natural no espaço.



Já nas fotos 9 e 10 encontramos uma característica do Barroco, que são os grandes pátios externos e a edificação construída em formato de U.




Na foto 11 vemos características fortes do Gótico, que é o arco ogival, mas vemos também adornos em estilo clássico.


CONCLUSÃO
Dessa forma, concluo que a edificação escolhida na minha cidade tem uma arquitetura com Estilo Eclético, uma vez que apresenta características dos Estilos Clássico e Barroco, apesar da predominância do estilo Neogótico.
BIBLIOGRAFIA
O Trabalho foi desenvolvido através de pesquisa “in loco” na igreja Nossa Senhora Aparecida, em Franca-SP, com registro fotográfico das imagens, bem como mediante pesquisa online, tendo como apoio as aulas de História da Arte ministradas no corrente ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário