domingo, 20 de novembro de 2011

Museu Histórico Municipal de Franca José Chiachiri

SARA GABRIELA LEONCIO CUCI





O museu é responsável pela guarda, preservação e divulgação de Franca e suas histórias, sem fins lucrativos aberto ao público que expõe objetos culturais e científicos , para estudo e lazer. O museu foi criado pela lei municipal nº 656 de 13 de setembro de 1957 para que a historia de Franca e região fossem preservadas .
O museu fica localizado na rua Dr. Julio Cardoso , na antiga residência do capitão Acácio Alípio Pereira. O prédio foi inicialmente a Cadeia Pública e o Fórum da cidade. Em 1913, passou a abrigar a Prefeitura Municipal e também a Câmara Municipal. Foi se oficializado museu no dia 9 de março de 1959 e passou a ser sede definitiva dia 28 de novembro de 1970.
Em 1972 com o falecimento de seu fundador , foi denominado museu histórico municipal José Chiachiri através do decreto nº 3.626 de 18 de maio de 1976. . Em 1997, o prédio do Museu foi tombado pelo Condephat Municipal pelo Decreto 7420, de 11 de agosto do mesmo ano. O prédio atual que abriga dependências do museu histórico foi construído em 1896 cujo projeto foi elaborado pelo arquiteto francês Victor Dubugras. Com características medievais e com estilo eclético.
O projeto para criação do museu histórico municipal deveu-se a José Chiachiri. Ele promoveu a campanha de arrecadação de objetos para o Museu.
José Chiachiri era natural de Vargem Grande do Sul SP nasceu em 10 de agosto de 1912.
Pouco antes de 1932, Mudou-se para Franca com sua família. Foi casado com a Sr. Carmelita de Andrade Chiachiri, com quem teve um filho.




 
O museu tem  aproximadamente quatro mil objetos de personalidades da cidade e região.Também conta com uma biblioteca de apoio à pesquisa regional.
O arquivo contém fontes manuscritas e impressas da Câmara e Prefeitura Municipal de Franca, acondicionado em sala climatizada, parte da documentação também se encontra informatizada.

Conclusão:
A edificação com estilo eclético também com neoclássico que antes era uma casa com características medievais tornou-se vários tipos de imóveis até se tornar um Museu Municipal.

SARA, É PRECISO SEGUIR AS DETERMINAÇÕES DO TRABALHO E ANALISAR A ARQUITETURA, DETALHAR IMAGENS E ESPECIFICAR A BIBLIOGRAFIA.



2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Sueli Pessoa. Sou de São Paulo e gostaria de saber se voces dipõem de fotos do interior da Igreja de N Sra.de Aparecida - Franca. Podem ser coloridas ou preto e branco. Gostaria de saber se ela era decorada com pinturas artísticas e quem foram os autores. desde ja agradeço. Celular/ whatsapp (11)07619-1090.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, existe fotos do museu no facebook, so procurar pelo nome do museu.

      Excluir