domingo, 20 de novembro de 2011

Cadeia Velha de Igarapava

Lívia Ribeiro Loureiro


Apresentação da Edificação


Antiga cadeia: o prédio situado à Rua Cel. Francisco Martins foi inaugurado em 13 de agosto de 1910. Sua antiga ocupação: uma cadeia, hoje, palco do tempo, abandonada fica a espreita vendo os passantes na calçada, aguardando talvez um novo ofício.


Estilo da Edificação


Prédio variado que chama nossa atenção em alguns singelos modernistas, outros ecléticos exibicionistas que não deixa de passar por despercebido.


· Eclético

 Ainda sob a poeira da revolução industrial, em meados do século XIX, o mundo, a sociedade e a arte chamados contemporâneos viviam o paradoxo entre manter suas tradições ou romper com um modo de vida, conduta e estéticos quase dogmáticos. A inquietação do período, seja no interior das famílias burguesas ou nas galerias das cidades cada vez mais povoadas, revelou na arquitetura da época uma estética dualista, entre o respeito ao passado e a busca pelo novo. Era o início do chamado ecletismo. Das cores das paredes à instalação de janelas para passagem do vento ou entrada de luz, os edifícios erguidos sob a égide do ecletismo bebiam em várias fontes estéticas para compor a própria forma, mas também tinham o dever de ser funcionais.


Por isso os recuos em todos os lados, em caso de residências, e um bom número de janelas e jardins são algumas das características físicas desse período. Na arquitetura residencial podemos citar o uso de mureta com gradil e portão de ferro, jardins nas áreas resultantes dos afastamentos, entrada principal muitas vezes situada na lateral da edificação, abrindo-se para um terraço coberto, usa de colunas em ferro fundido para sustentar a coberta das varandas, fachada trabalhada com ornamentação, uso de elementos como arcos ogivais, arcos góticos ou colunas coríntias. Nos edifícios comerciais é comum encontrarmos cúpulas.

 E SOBRE O SEU EDIFÍCIO??

· Modernismo


Chama-se genericamente modernismo (ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam. A arquitetura modernista se caracterizou pela estrita coerência entre as formas sinuosas das fachadas e a ondulante decoração dos interiores. Adotou-se a chamada construção honesta, que permitia vislumbrar vigas e estruturas de ferro combinadas com cristal. Dentro da arquitetura modernista existiram duas tendências: as formas sinuosas e orgânicas, de um lado, e as geométricas e abstratas, precursoras da futura arquitetura racionalista, de outro.


ONDE ESTÃO ESTAS CARACTERÍSTICAS EM SUA EDIFICAÇÃO???


Imagens:










Conclusão

A cadeia velha de Igarapava é um monumento histórico que esta sendo deixado para traz, em ruínas. É um dos cartões postais da cidade que deveria ser mais valorizado pelos políticos locais com uma restauração e preservação, onde o edifício poderia comporta um museu, biblioteca ente várias outras idéias culturais, propondo conhecimento e cultura para a população.


Bibliografia

- Biblioteca Municipal de Igarapava

- http://www.igarapava.sp.gov.br/site/

- Fotografia : Studio Figueredo
LÍVIA
É PRECISO DETALHAR MAIS CADA ELEMENTO E IDENTIFICAR CADA ITEM ABORDADO. AMPLIAR A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS ESPECÍFICOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário