domingo, 20 de novembro de 2011

Museu Municipal de Franca-SP

Lucas Rafael Claudino Almeida





O Museu é responsável pela guarda, preservação e divulgação da história. Considera-se uma instituição permanente sem fins lucrativos aberta ao público, que coleta, conserva, pesquisa e expõe objetos de caráter cultural e científico para fins de estudo e lazer.
O Museu Histórico Municipal foi criado pela lei Municipal nº 656 de 13 de setembro de 1957, para garantir que as evidências materiais da História de Franca e região fossem preservadas.
Inicialmente foi instalado à Rua Dr. Júlio Cardoso, na antiga residência do Capitão Acácio Alípio Pereira no dia 9 de março de 1959. Passou a ter sede definitiva a 28 de novembro de 1970 e, em 1972, com o falecimento do seu fundador, foi denominado Museu Histórico Municipal “José Chiachiri”, através do decreto nº 3.626 de 18 de maio de 1976.




O prédio atual que abriga dependências do Museu Histórico foi construído em 1896 cujo projeto foi elaborado pelo arquiteto francês Victor Dubugras. Carregado de traços medievais, o edifício caracteriza-se pelo estilo eclético.
O prédio abrigou inicialmente a Cadeia Pública e o Fórum da cidade até 1913. Em meados de 1913, passou a abrigar a Prefeitura Municipal e também a Câmara Municipal (Paço Municipal “Rui Barbosa”)
Em 1970, no dia 28 de novembro inaugura-se a sede definitiva do Museu Histórico Municipal “José Chiachiri”.
Em 1997, o prédio do Museu foi tombado pelo Condephat Municipal pelo Decreto 7420, de 11 de agosto do mesmo ano.

Arquitetura eclética,

A primeira leitura é brasileira, de autoria de Francisco Acquarone, que percebe a arquitetura do século XIX alicerçada no abandono do "colonial verdadeiro" em prol de "uma infinidade de casas horríveis", caracterizadas por platibandas ornadas com compoteiras e bolas. Ao lado delas, destacavam-se "'fortalezas medievais', cheias de pedras e outros atentados, exibindo fachadas de ladrilhos ou pintadas de 'mármore fingindo'. Sobre os telhados começaram a aparecer em certa época, cúpulas arredondadas, casas que lembravam caricaturas da igreja de São Pedro em. Roma...". Nem mesmo a oportunidade

representada pela abertura da Avenida Central conseguiu melhorar a situação: o mestre-de-obras continuava a ser o "senhor absoluto" da arte de

edificar, repelindo os arquitetos do campo de ação e impondo seus critérios de

gosto.
Conclusão:
Eu particularmente sempre gostei do prédio do Museu, foi a primeira edificação que veio á minha cabeça, já visitei inúmeras vezes, e sempre encontro coisas interessantes. O prédio é de uma arquitetura eclética, o que eu também me agradou bastante. Pesquisei sobre o arquiteto Victor Dubugras, e gostei de conhecer mais sobre a história dele, vi algumas outras obras; Vi também em um blog da internet um ex morador francano que fez alguns projetos pra praça do Museu, ficaram muito interessantes, eu coloquei o link na Bibliografia.




Bibliografia:
http://www.francasite.com.br
http://www.moon25.com/poland/1258827-pra-a-para-o-museu-de-franca-sp.html

LUCAS
VOCÊ PRECISA IDENTIFICAR COM IMAGENS DE DETALHES AS CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA ECLÉTICA QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário