quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição

 Eduarda Ribeiro Paulino



A Igreja Matriz de Franca teve sua construção iniciada em 1898 e foi aberta ao culto em 1913.

É um templo neogótico de inspiração francesa, construído com as contribuições dos barões do café e dos diamantes, que gozavam do auge de sua opulência.


O Neogótico é um estilo de arquitetura revivalista originado em meados do século XVIII na Inglaterra. A arquitetura gótica não é um momento de ruptura drástica com os ideais anteriores, mas uma assimilação de alguns elementos independentes de diferentes fontes, formando uma metamorfose com o novo conceito de interpretação da arte religiosa.

Na arquitetura temos vários componentes adicionais, como torres ocidentais, as colunas esguias, o sistema interior de divisão vertical em três áreas (arcada, trifório e clerestório), os arcos quebrados, entre outros. A decoração interna e externa dos edifícios é bastante complexa e também um dos fatores mais importantes. A geometrização vai dominar, portanto nesse estilo encontra-se uma diversidade de elementos compostos por círculos, arcos e triângulos. Essas são algumas características desse estilo, e como podemos observar claramente, essas e outras características Neogóticas estão presentes na Catadral de Franca, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, tais como:



Verticalismo dos edifícios;





Colunas;





Vitrais,





Utilização do arco de volta quebrada





Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados,





Cogulho e Florão, que são pequenos elementos decorativos em pedra,





gabletes,







contrafortes,







portais,





e, dentre outras características temos também as torres com os telhados em forma de pirâmide.





Como de costume nas cidades do interior do Brasil, o prédio da Matriz fica no coração do Centro da cidade, diante de uma longa praça com fonte luminosa e concha acústica.







Sendo Franca uma cidade pequena com cerca de 375.000 habitantes, o Centro ainda é um endereço nobre e cheio de vida, ao contrário das grandes cidades. A Catedral congrega não apenas os moradores do centro, mas toda a cidade que prefere cultuar no ambiente contemplativo de um templo gótico.

Mas além disso, o estilo neogótico é extremamente contagiante e persuasivo, ultrapassando por isso as barreiras da arquitetura religiosa e transpondo-se para outras tipologias.


Bibliografia:

http://www.brasilchannel.com.br/municipios

http://www.itaucultural.org.br/

http://www.nossosaopaulo.com.br/





Um comentário:

  1. EDUARDA



    SEU TRBALHO ESTÁ BOM. SENTI FALTA DE UMA MELHOR IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS (TALVEZ ATÉ COM SETAS OU CROQUIS).

    HOUVE PESQUISA NO WIKIPÉDIA QUE NÃO FOI COLOCADA NA BIBLIOGRAFIA E DA PRÓXIMA VEZ PENSE EM PESQUISAR EM LIVROS DE ARQUITETURA. TEMOS ÓTIMOS LIVROS!

    ResponderExcluir