domingo, 20 de novembro de 2011

Catedral Nossa Senhora da Conceição - Franca SP

Felipe Augusto Altavile Sávio



A edificação a ser descrita é a igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição da cidade de Franca SP. Sua construção foi iniciada nos fins do Século XIX em 1898, no ano de 1913 permitiu embora não terminada que fosse celebrada a sua primeira missa. E sua inaugurarão foi no ano de 1926. Foi restaurada no ano de 1980 e teve uma outra restauração no ano de 2005. Ela substituiu a antiga igreja da vila, e deveu-se a iniciativa do vigário da época monsenhor cândido Martins da Silveira Rosa. Continuada pelo padre João Góis Conrado. De acordo com jornais da época seu engenheiro foi Dr.Joaquim Mariano de Amorim Carrão.
    E O ARQUITETO CARLOS ZAMBONI???
Sua Arquitetura é Estilo Eclético, pois é uma mistura de gótico com neoclássico e Art. déco.

      Neoclássico
A arquitetura Neoclássica percebe-se melhor os novos ideais que se desenvolvem na Europa. De uma forma geral foi marcada pela simplicidade, sendo que em alguns casos percebe-se maior influência romana, com obras marcadas pela severidade e monumental idade; e em outros casos se sobressaem às características gregas, com maior graça e pureza.
QUAIS OS ELEMENTOS DESTE ESTILO NA IGREJA? EXEMPLIFIQUE COM IMAGENS.

  Art déco
A arquitetura art déco possui fachadas com rigor geométrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres.  


NÃO IDENTIFIQUEI NENHUM ELEMENTO DO DÈCO NA IGREJA




Com o gótico a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura as ABÓBADAS cada vez mais elevadas e maiores não se apoiavam em muros e paredes compactas e sim sobre pilastras ou feixes de coluna.
Uma serie de suportes que eram constituídos por arcobotantes e contrafortes possuíam a função de equilibrar de modo externo o peso excessivo das ABÓBADAS
 Como vemos nestas fotos abaixo.




FELIPE O TRABALHO ESTÁ SEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES COMO OS DETALHES DE IMAGENS QUE EXEMPLIFICAM AS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ ABORDA. MAIS ATENÇÃO AO ESTILO PREDOMINANTE DA EDIFICAÇÃO. PESQUISE EM LIVROS E COLOQUE A BIBLIOGRAFIA.


8 comentários:

  1. Gostaria de saber como consigo uma cópia (se possível da original da época) da certidão do batizado da minha finada avó materna. Ela foi batizada na então PAROCHIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE FRANCA-SP, eu posuo a data e o número da folha em que foi registrado o batizado da minha finada e querida avó. Esse documento (se eu conseguir a cópia do original com a grafia dos nomes e sobremos dos meus bisavós) fará parte dos meus arquivos sobre a história da minha família. Eu não sei como devo proceder, pois moro em brasília, minha avó já é falecida há 15 anos. Não sei se ainda existe essa paróquia? Se há um email dessa paróquia para que eu possa entrar em contato. Pois possuo uma cópia (já deteriorada pelo tempo, pois é de 8 de agosto de 1939). Agradeço desde já a atenção dispensa à mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde. Não sei se você já conseguiu o que procurava, mas aqui vai a informação. Hoje é Catedral de N. S. da Conceição - Franca/sp - Telefone da secretaria é (16) 3721-4085. Espero ter colaborado. Reinaldo

      Excluir
  2. Gostaria de saber como consigo uma cópia simples do casamento do meu grande-avós Giulia Gosuen e Mulè Gaspare, que ocorreu provavelmente entre abril de 1893 e março 1897. Obrigado
    Osvaldo Amari da Roma o.amari@governo.it

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como consigo uma cópia simples do casamento do meu grande-avós Giulia Gosuen e Mulè Gaspare, que ocorreu provavelmente entre abril de 1893 e março 1897. Obrigado
    Osvaldo Amari da Roma o.amari@governo.it

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como consigo uma cópia simples do casamento do meu grande-avós Giulia Gosuen e Mulè Gaspare, que ocorreu provavelmente entre abril de 1893 e março 1897. Obrigado
    Osvaldo Amari da Roma o.amari@governo.it

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se é possível conseguir o registro de casamento ou certidão de casamento de meus bisavós que casaram na Igreja de Nossa Senhora Da Conceição, Franca, São Paulo, em 04 de Julho de 1855, seu nome era Julio Cesar De Barros Ribeiro
    casando com Olina Felisisima De Carvalho,
    Nome do pai: Antonio Manoel De Carvalho
    Nome da mãe: Rosa Amelia De Barros
    Nome do pai do cônjuge: Francisco Venancio De Carvalho
    Nome da mãe do cônjuge: Delfina Eleuteria De Carvalho Cunha
    Meu nome é Jáder Cordoval de Barros.
    e-mail: jadercordoval@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. alguem tem a planta dessa igreja,comprimento e altura

    ResponderExcluir