segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Igreja de São José

Laura Monteiro Berteli


A Igreja de São José em Boa Esperança-MG, mais conhecida por todos como a Capela do Colégio São José, foi construída de 1956 a 1958, ao lado do Ginásio São José, em um terreno doado pela família Junqueira Araújo e sob a inspiração dos padres escolápios espanhóis da Congregação de São José de Calazans que estiveram na cidade de 1954 a 1966, dirigindo o Ginásio São José. Em sua fachada, encontra-se a única escultura feita pelas mãos de Pe. Eugênio, uma réplica perfeita da imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, cuja obra original foi trazida pelos navegadores portugueses que aportaram em nosso território, em abril de 1500. Essa imagem encontra-se atualmente exposta no Museu Naval de Lisboa. Em suas paredes e vitrais, pinturas realizadas pelo falecido professor Pe. Eugênio Ruiz Ayala, nos anos 60. Recentemente a igreja passou por um completo processo de revitalização, realizado pela Paróquia de N.S. das Dores, sob a liderança de Pe. Sérgio.

A igreja segue a linha do neogótico, que é o revivalismo gótico. Iniciou no século XVIII na Inglaterra e pretendia recuperar as formas góticas da Idade Média, contrastando o estilo clássico dominante naquele período. Este estilo arquitetônico apresenta abóbadas amplas e altas, sustentada por pilares ou colunas, contrafortes e arcobotantes responsáveis pelo equilibrio da edificação, rosáceas e vitrais, que são caracteristicas principais deste estilo.                                                                                 

Abóbada em arcos ogivais, que são agudos e apontam para o alto,


nave central, também em arcos ogivais,


no interior, a presença de três naves, sendo a central maior que as laterais, e que se apoiam em finos pilares,


vitrais coloridos, e com a entrada da luz que se difunde pelo interior da igreja, cria uma atmosfera luminosa,

na fachada a presença do pináculo, e da rosásea, elemento muito importante e caracteristico da arquitetura gótica; alude ao sol, símbolo de Cristo, e à rosa, símbolo de Maria.


nicho com escultura,



A Igreja de São José, obedece os padrões da arquitetura do neogótico, com presença marcante de rosáceas, vitrais coloridos, e arcos ogivais, em toda sua estrutura. E representa para todos os moradores da cidade, um patrimônio religioso, histórico e cultural.



BIBLIOGRAFIA:

www.paroquiansdasdores.com.br
www.boaesperanca.com.br
www.jornallivre.com.br/150994/o-gotico-na-arquitetura.html
www.mundoeducacao.com.br
www.infoescola.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário