quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ROCOCÓ



LETÍCIA RIBEIRO SPESSOTO BITTAR

O termo rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como, por exemplo, a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais.

O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo(séc. XVIII). O estilo desaparece nas duas últimas décadas do século, quando surgem as manifestações iniciais do neoclassicismo, que se inspirará, como as artes renascentistas, na antigüidade clássica greco-romana. O estilo é um desdobramento do barroco, porém mais leve e intimista que aquele e usado inicialmente em decoração de interiores.

Há a relação entre o Rococó e a época conhecida como “época das Luzes”, sendo o estio chamado também de “estilo da luz”. Nessa época acontece o movimento Iluminista, no qual há a preocupação em “livrar-se” de tudo aquilo que emburrecia, do que conduzia e domava de certa forma as pessoas, é quando há a conscientização da maioria quanto à religião, quanto à imposição absurda que elas se submetiam. No Rococó existe como principal preocupação a busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres da vida.

Sendo o Rococó parte da época do Iluminismo, ele é mais livre. É um estilo livre no sentido de pregações religiosas, não há a preocupação em induzir as pessoas à religião atravéz da arte. A arte não seria mais usada como foi no barroco, estilo em que se utilizavam da arte com finalidades religiosas, agora, ela seria usada sem preocupações pragmáticas.

Enquanto no século XVII o barroco traduzira na sua energia, nas suas violências expressivas e no seu realismo de inspiração popular, a mentalidade e os interesses da burguesia manufatureira e mercantilista, que estava evoluindo para o estágio industrial e capitalista; o rococó expressará na sua delicada elegância caprichoso decorativismo e inspiração fantasista e mundana, o espírito, os interesses e os hábitos da aristocracia palaciana, ociosa e parasitária, em que se havia transformado a antiga nobreza feudal, militar e agrária, que marcara com o seu domínio a sociedade feudal.

O barroco foi sobretudo vitalidade e movimento, o rococó será sobretudo fragilidade e graça.

A arte Rococó buscava nas obras algo que lhes desse prazer e as levassem a esquecer seus problemas reais.

O Rococó pode ser “entendido” como uma arte descontraída, podemos dizer, a arte pela arte. A arte sem compromissos reais. Uma arte que nos trás prazer e contentação. Uma arte positiva, sensual e sem descrições dramáticas ou agonistas.

Arquitetura

A manifestação do estilo rococó na arquitetura se deu principalmente na decoração dos espaços interiores. Os salões e as salas têm a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves, espelhos e ornamentos com motivos florais feitos com estuque. Contrapondo com esse interior rico em elementos decorativos, a fachada dos edifícios reflete o barroco. Da arquitetura, o Rococó, disseminou-se para todas as artes.


Pintura

Os temas usados são frívolos, mundanos e galantes. As cenas pintadas resumem o cotidiano da aristocracia, ociosa e fútil, pastorais idílicas e sobretudo nus femininos. O século é o da mulher, cujas graças jamais tinham sido cantadas como souberam cantá-las Watteau, Fragonard e Boucher, os franceses que melhor representam essa pintura.

Não são mais as pinceladas impulsivas e pastosas do barroco, nem as massas sintéticas e tumultuosas, muito menos os violentos contrastes de claro-escuro e as cores intensas para as sugestões de drama.
São pinceladas rápidas, leves e curtas, desenho decorativo, tonalidades claras e luminosas em que predominam os rosas, azuis, verdes e lilases, delicados e feéricos.


Escultura

As esculturas no Rococó são intimistas, procuravam normalmente retratar as pessoas mais importantes da época. Não só os retratos foram destaques na escultura rococó, também a criação das estatuetas decorativas



O rococó tem como principais características:

Cores claras;

Tons pastéis e douramento;

Representação da vida profana da aristocracia;

Representação de Alegorias;

Estilo decorativo;

Possui leveza na estrutura das construções;

Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;

Texturas suaves;

Hedonismo;


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rococ%C3%B3

http://www.sul-sc.com.br/afolha/pag/artes/rococo.htm

Um comentário:

  1. LETÍCIA
    O TEXTO APRESENTADO TEM MUITA CÓPIA, PARA SER ARTIGO DEVE SER FEITO COM AS SUAS PALAVRAS E TER SUA OPINIÃO.

    ResponderExcluir