domingo, 16 de outubro de 2011

LEONARDO DA VINCI

STÊNIO DE ANDRADE SILVA

Leonardo da Vinci foi um dos principais pintores do renascimento cultural, pois mostrou-se  ser um excelente matemático, arquiteto, engenheiro, pintor e escultor. E foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Uma pessoa cuja curiosidade é incessante pela busca do conhecimento pela real verdade em aprender maneiras de buscar a perfeição.
Leonardo também era reconhecido por ter conhecimentos muito ha frente de sua época como na tecnologia do uso da energia solar e tanques de guerra.
Suas obras eram inovadoras e únicas pelas suas técnicas que ele usava na aplicação da tinta e pela qual os humanos registram em suas expressões e gestos, seu uso inovador da forma humana em composições figuradas, todas essas qualidades foram encontradas nas suas mais famosas obras.
Em suas pinturas mais famosas estão Mona Lisa conhecida como La Gioconda, “a risonha” a pintura é famosa principalmente pelo seu sorriso retratado em seu rosto e por sua qualidade misteriosa, muitos cientistas acreditam que Mona Lisa é um auto-retrato de Leonardo por ter características faciais de seu rosto iguais as de Mona Lisa. Podemos reparar que Leonardo buscava sempre detalhar suas pinturas por que para ele tudo era feito na máxima perfeição. Outra pintura famosa foi A ultima Ceia, uma pintura deslumbrante Leonardo que passou muito tempo dando atenção a pintura buscando a perfeição e a verdadeira realidade usando sempre expressar os sentimentos dos humanos retratados.

O renascimento em virtude da descoberta e revalorização das referencias culturais da antiguidade que mudaram esse período em um ideal humanista e naturalista e Leonardo sempre retratou em suas obras a forma humana as sensações, sentimentos, formas do corpo das pessoas. E uma obra muito famosa de Leonardo da Vinci que retrata muito bem o renascentismo é "O homem Vitruviano" seguido de um raciocínio matemático de um modelo ideal para o ser humano cujas proporções são perfeitas.

Um comentário:

  1. PARA SER ARTIGO É PRECISO SER ESCRITO COM SUAS PALAVRAS, TER A SUA OPINIÃO E CONTER A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA.

    ResponderExcluir