domingo, 16 de outubro de 2011

DA VINCI

VICTOR INDIANO


Leonardo di Ser Piero da Vinci, mais conhecido como Leonardo da Vinci, foi sem duvida um dos maiores artistas renascentistas que já existiu, além de excelente pintor, Leonardo também se destacava em varias outras áreas, como a ciência a arquitetura e até mesmo a literária. Seu pai logo percebeu seus talentos e de pequeno já lhe deu um futuro.
Alguns desenhos do pequeno prodígio já fora o suficiente para que Andrea Del Verrocchio, amigo de seu pai, o aceitasse como aprendiz em seu ateliê, um dos maiores de Florença. Com a pratica e a convivência com a arte 24horas por dia, não demorou para que Leonardo ,de pequenos detalhes em obras do próprio Andrea, superasse o seu mestre.
Com o seu amadurecimento artístico e seu nome que ficava mais famoso a cada obra, convites não faltavam para Leonardo, e nessa sua vida profissional mais ‘ativa’ foi a época a qual Leonardo criou as suas obras mais famosas , como a Virgem dos Rochedos,a Ultima Ceia, e a mais conhecida obra de arte de todos os tempo, a Mona lisa, que com a pintura traz também muitas historias que até hoje intriga grande parte de seus admiradores que pela sua beleza e segredos a faz ser a obra mais aclamada até hoje.


Na época, com o prestigio das pessoas pela arte e pelos grandes patrocinadores, grandes artistas surgiam constantemente, porém nenhum deles incomodava mais Leonardo do que o Michelangelo, bem mais novo que Leonardo, Michelangelo tinha também grande habilidade e potencial artístico tão quanto Leonardo. A rixa entre eles era tanta que provavelmente se estivessem passando por uma mesma rua, cada um ficaria em uma calçada simplesmente para não ter que olhar um na cara do outro. Um tentava superar o outro com suas pinturas, e uma vez na historia tiveram a chance de mostrar ao mundo quem era o melhor artista da época com a pintura ‘’batalha das batalhas’’, essa pintura iria ser feita na sede do governo florentino o Palazzo della Signoria, cada um ficaria com uma parede para demonstrar suas habilidades com a releitura de uma batalha, porém, por ironia do destino, as duas paredes não foram terminadas, e até hoje a duvida sobre o melhor artista da época não foi tirada.


Com idade já avançada Leonardo passou seus ultimo suspiros em Roma, porém não parou com a sua vida de artista, teve a proposta de Francisco I de fazer um Leão mecânico, depois disso trabalhou diretamente para Francisco que se tornou grande amigo de Leonardo até seu leito de morte.


‘’Nunca nasceu no mundo outro homem que soubesse tanto quanto Leonardo, nem tanto de pintura, escultura e arquitetura, mas por ele ter sido um grande filósofo. ’’

Um comentário:

  1. PARA SER ARTIGO É PRECISO SER ESCRITO COM SUAS PALAVRAS, TER A SUA OPINIÃO E CONTER A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA.

    ResponderExcluir