quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estudo da perspectiva na arte Renascentista.

Maria Victória Ehny Mariana Franco y Silva



A perspectiva , de origem latina, é uma sensação de profundidade em uma imagem plana, significando uma visão através de algo. Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático É a forma encontrada pelo homem para representar figuras tridimensionais (altura, largura e comprimento) em uma superfície plana.
 Tal fenômeno faz com que o indivíduo perceba, por exemplo, duas linhas paralelas, que dele se afastam, como retas concorrentes.  Os povos gregos já possuíam alguma noção do fenomeno perspectivo ,sem contudo terem chegado a um processo geométrico satisfatório,então no renascimento ela foi aperfeiçoada ,sendo profundamente estudada. Durante o período medieval, não só a técnica representativa da perspectiva se perdeu, mas também a visão de mundo dos indivíduos alterou-se, de forma que grande parte do conhecimento teórico a respeito do assunto se perdeu. A hierarquia simbólica é substituída pela hierarquia espacial, tornando precisa a observação de dados naturais, tal como se apresentam no processo da visão, diminuindo o fosso entre as descriçõestextuais e as narrativas pictóricas.


Na tecnica da perspectiva atmosférica ocorre variações da luz e cor ,criando assim uma sensação de profundidade.Elementos mais proximos do observador são mais nitidos,com maior luminosidade e as  texturas mais espessas,ao contrário dos objetos mais distantes do observador,que dão uma idéia de quase misturados. A linha serve para dar volume aos objetos.



MONA LISA
Possue  diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria, algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos,o homem como a expressão mais grandiosa do próprio Deus,o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo. Mona Lisa se tornou imortal pela  marca da genialidade.
Santa Catarina de Alexandria
       Rafael (1483-1520), por sua vez, é considerado o maior pintor do Renascimento, aliando a harmonia à dramaticidade e empregando cores, formas e volumes com equilíbrio.
Ponto de fuga
Baseada em perspectiva linear ,a tecnica foi inventada por Filippo Brunelleschi ,é um código pictórico que reflete o humanismo no periodo de crescimento,com ponto de vista individual e um unico visual,é o ponto de origem que foi adaptado pelo artista e deixado vago para a posição que adotamos quando olhamos a imagem ,conforme Nichols 1981,53: A imagem enquadrada "está na para o mundo que ele representa como seria uma janela comum se a visão além do que poderia de alguma forma ser impressa em sua superfície"




ESCOLA DE ATENAS

Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estritamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade.
A linha imaginária na altura dos olhos e que separa a parte superior e inferior da visão, é a linha do horizonte,sendo o local onde se localiza o ponto de fuga.O oceano forma a linha do horizonte perfeita: qualquer que seja a altura em que se observa, seu horizonte estará na altura dos olhos do observador (obviamente a regra não vale para altitudes artificialmente obtidas).


Um comentário: