quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Leonardo da Vinci



Murilo Alves Passareli


Leonardo da Vinci foi um dos maiores gênios da história, era um especialista em engenharia, arquitetura, biologia e botânico. Entre as suas inúmeras obras consta um trabalho pioneiro no campo da anatomia humana a invenção do helicóptero e a criação do quadro mais famoso do mundo Monalisa.


O renascimento foi um dos momentos mais marcantes da historia naquela época, houve uma fusão fantástica de cientistas, filósofos e artistas excepcionais, surgindo simultaneamente na Europa, que criaram obras ainda hoje consideradas extraordinárias. Se fosse possível dar o titulo de homem do renascimento a apenas uma dessas pessoas, entre tantas que se destacam com certeza a honraria caberia a quem tivesse um talento que reunisse vários campos do conhecimento. Não há ninguém melhor que se encaixe nessa definição do que da Vinci, nasceu em Anchiano, um lugarejo próximo à pequena cidade de Vinci; o nome de Leonardo da Vinci significa simplesmente “Leonardo de Vinci”.


Aprendiz do grande pintor Andrea Del Verrocchia desde os oito anos de idade, aos vinte e cinco da Vinci se tornou pintor na corte de Lorenzo de Medici, em Florença. Depois ele foi para Milão onde esculpiu a estatua de um cavaleiro para Ludovico Sforzo, obra que na época era considerada a maior escultura do mundo, concluído em 1493 ele foi destruído sete anos depois em 1500, quando os franceses derrotaram Sforzo . Entre as maiores obras de arte que restarem de Leonardo da Vinci estão os quadros: A Santa Ceia, pintado em 1497 e 1501 como um afresco em Turim, que mostra Jesus Cristo ao lado de seus discípulos e Monalisa concluído em 1505.


Mais do que apenas um artista de talento, Leonardo da Vinci era também um engenheiro brilhante. Ele estudou o vôo dos pássaros e projetou paraquedas. Analisou a mecânica do corpo humano e compilou um atlas do músculo humano, ossos e órgãos, foi também um pioneiro no estudo da luz e das lentes, projetou sistemas para respirar embaixo d’agua e motores hidráulicos. Escreveu sobre geologia e dinâmica dos rios e projetou sistemas avançados de controle de H²O.


Da Vinci foi um homem de muitas realizações, não criou apenas uma grande arte, mais seu único intelecto, também propício ao desenvolvimento de um conhecimento cientifico apurado. Por isso devido a importância e extensão de suas obras Leonardo pode ser considerado o maior gênio de todos os tempos.


OBRAS



Um comentário:

  1. MURILO

    PARA SER ARTIGO É PRECISO ESCREVER COM AS SUAS PALAVRAS, DAR A SUA OPINIÃO E CITAR AS FONTES PESQUISADAS.

    ResponderExcluir