domingo, 16 de outubro de 2011

BRUNELLESCHI: O ARQUITETO DO RENASCIMENTO

RAFAEL HENRIQUE GARCIA SILVA



Filippo Brunelleschi, filho de Brunellesco Di Lippo oficial público e de Giuliana Spini, natural de Florença, nascido em 1377.
Logo cedo Filippo encontrou a resistência de seu pai, que queria que ele fosse estudar direito para tornar-se um oficial público como ele, mas a atração de seu filho pelas artes e o anseio por uma carreira o levaram a uma rota completamente diferente da planejada por seu pai.
Brunelleschi recebeu o treinamento de ferreiro e escultor em classes de Florença, começando seu aprendizado em 1392. Uma importante influência nele nesse período foi Paolo dal Pozzo Toscanelli que era um médio e mercador. Toscanelli tinha um interesse por ciência e matemática que foi particularmente significante, ensinamentos que ele logo passou para Brunelleschi. Ele também despertou os interesses de Bruneleschi pela tecnologia e geometria, que ele colocaria em uso mais tarde em sua carreira.
Em 1401 Brunelleschi já lecionava na Academia Arte della Seta. Foi nessa época em que ele entrou na competição proposta pelo Lorde de Florença para criar as portas de bronze do Batistério de Florença. Brunelleschi foi um dos sete artistas que entraram na competição, mas, ainda que seu trabalho tenha sido de alta qualidade, ele não ganhou.
Sua proposta recebeu a mesma nota de um artista rival, Lorenzo Ghiberti, mas, por alguma razão, Ghiberti acabou recebendo a comissão para criar as portas e chegou até a fazer uma proposta a Brunelleschi para ser seu assistente. Brunelleschi sentiu-se ofendido pela proposta e desistiu, ansiando por ser o melhor em algum ramo das Artes, não apenas mais um de muitos.
Foi neste momento que Brunelleschi decidiu se dedicar à arquitetura. Uma importante influência para ele naquele período foi Donatello, que já era considerado um artista excepcional.
Brunelleschi partiu rumo a Roma. Sua vida caiu na rotina de estudos, principalmente engenharia dos Romanos. Ele fez desenhos de grandes prédios antigos, basílicas, anfiteatros, templos e particularmente estudos de elementos arquitetônicos, tal como cúpulas. O que o guiava era o desejo de se provar e de re-inventar a arquitetura do seu tempo.
De 1409 em frente Brunelleschi interessou-se na construção parcialmente completa da Duomo Santa Maria Del Fiore, a Catedral de Florença. A construção da Catedral já havia começado a serviço de Arnolfio di Cambio e seguiu-se lentamente a partir de então. Um dos maios famosos arquitetos a trabalhar na Catedral foi o pintor Giotto, de 1334 a 1337.
Quando Brunelleschi se envolveu no projeto a maior preocupação dos arquitetos era a construção da cúpula da Catedral. Vários problemas de engenharia impediam a colocação da cúpula e muito argumento tomou conta dos responsáveis a respeito de como resolver o problema. Brunelleschi ficou responsável pela solução.
Com um interesse que datava da sua infância em aparelhos mecânicos, relógios, rodas, motores e pesos, Bruneleschi acabou juntando seus conhecimentos artísticos, capacidade matemática e seu entendimento de mecânica quando ele criou a proposta para a construção da cúpula: ela seria sustentada por si mesma, sem suporte de madeira para serem retirados depois de construído. A criação de mecanismos para o transporte de materiais também ficou por sua conta.
O processo de construção foi grandioso e demorado, mas quando Brunelleschi faleceu a cúpula estava quase completamente finalizada. A única parte faltante era a enorme lanterna que ele havia criado para ser pendurada do centro da cúpula. Esta lanterna não apenas era decorativa como também parte integral da estrutura de sua criação e foi construída seguindo as riscas as especificações de Brunelleschi depois de sua morte em 1446.


Um comentário:

  1. PARA SER ARTIGO É PRECISO SER ESCRITO COM SUAS PALAVRAS, TER A SUA OPINIÃO E CONTER A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA.

    ResponderExcluir