quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Artemísia Gentileschi: Um Estudo de Sua Vida e Obra

Por Luiz Henrique de Sousa Penido



“Meu ilustre senhorio, eu lhe mostrarei o que uma mulher pode fazer”
 Artemísia Gentileschi.

O escopo deste artigo é o de traçar a vida da grande pintora Artemísia Gentileschi; nascida na Itália em 1953 no início do movimento Barroco* hoje é considerada a mais exímia das pintoras de uma geração marcada pela influência do trabalho de Caravaggio**.
Seu pai, Orazio Gentileschi, foi um versado pintor Romano, tornando-se responsável por sua iniciação nas Artes. Nos seus anos iniciais, Artemísia desenvolveu-se em desenho, mistura de cores e pinturas, junto a seus irmãos no estúdio particular de Orazio.


A obra “Susanna e os Anciãos”, pintada por Artemísia aos dezessete anos, foi sua primeira obra.
Na época, houve suspeita de que houve auxílio de Orazio Gentileschi em sua composição.











“Ela se tornou tão habilidosa que ouso dizer que não tinha rivais”
– Orazio Gentileschi.
Este treinamento continuou até o momento em que Orazio começou a notar a distinção entre o talento de Artemísia e de seus outros aprendizes. Neste momento ele decidiu-se por passar o posto de tutor para seu amigo Agostino Tassi – com quem Orazio estivera trabalhando em um projeto no Palácio Pallavicini Rospigliosi, em Roma –, fato este que marcaria não apenas a vida de Artemísia, mas remodelaria toda sua obra.
Durante o início de seus ensinamentos, Tassi, com o auxílio de Cosimo Quorlis, violentou Artemísia que, com a esperança de um matrimônio com Tassi, manteve relações sexuais com o pintor. Tassi acabou negando qualquer intento de casar-se com Artemísia.
O impacto causado pelo estupro, seguido pelo extenuante julgamento (em certo momento, Tassi chegou a acusar Artemísia de promiscuidade e de manter relações sexuais com seu pai) que durou sete meses, refletiu nas suas obras conseqüentes - a dor, física e emocional, aparecia claramente em suas representações, um símbolo de turbulência emocional.

Sua arte marcou-se pela presença de heroínas, em particular Judite – mulheres poderosas vingando-se de homens por suas iniqüidades.
Seu estilo marcado pela influência do realismo dramático e pela técnica Chiaroscuro*** de Michelangelo Caravaggio.











“Você encontrará a vitalidade de César na alma de uma mulher”
- Artemísia Gentileschi
Artemísia foi uma das primeiras mulheres a ser reconhecida em uma época dominada por homens no ramo das Artes, e por pintar cenários históricos e religiosos, quando outras pintoras se restringiam a retratos e poses.
Enfim, Artemísia acabou casando-se com Pierantonio Stiattesi (união arranjada por Orazio Gentileschi), um módico artista natural de Florença. Após o casamento, o casal situou-se na terra natal de Pierantonio, onde Artemísia tornou-se uma respeitada Pintora de Corte, patrocinada pela família Médici**** e Charles I. Artemísia e Pierantonio tiveram quatro filhos e uma filha – Prudenzia Stiattesi, única a atingir a idade adulta.
A data e motivo do falecimento de Artemísia Gentileschi são desconhecidos. Hoje, supõe-se que tenha sido uma das muitas vítimas da Peste Negra em Nápoles.
“Pelo tempo em que eu viver, eu terei controle sobre o meu ser.”
Artemísia Gentileschi.
Notas
*Barroco: Uma emotiva forma de arte que data o começo do século VXII até meados do século XVIII. A Arte barroca é geralmente religiosa e associada à Igreja Católica, embora não inclua gêneros, como o retrato. O barroco se caracteriza pela extravagância, grandiosidade dos temas e cores fortes, mas sombrias. (Fonte: 501 Grandes Artistas. Autor: Farthing, Stephen).
**Caravaggio: Pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico. (Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre).
***Chiaroscuro: Técnica que utiliza contraste entre luz e sombra. O termo também é usado para se definir o efeito causado por essa técnica. (Fonte: 501 Grandes Artistas. Autor: Farthing, Stephen).
****Família Médici: Grande família de mecenas, financiadores de arte. Financiaram grandes nomes como Masáccio, Donatello, Fra Filippo Lippi e Michelangelo. Eram grandes colecionadores de arte e suas aquisições hoje formam o núcleo da magnífica Galeria dos Uffizi, em Florença. (Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre).

Um comentário: