quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Período Rococó: o exagero de decoração

Por: Mailson de Paula Silva


A importância desse artigo é retratar a história, arquitetura, esculturas, pinturas e os acontecimentos históricos do período Rococó, citando ainda a relação do filme Maria Antonieta com o período citado acima.
O Rococó foi um movimento artístico europeu, entre os períodos do Barroco* e do Arcadismo. Conhecido por alguns estudiosos como a variação do Barroco, porque surgiu após que este se liberta da temática religiosa e começa a inserir na arquitetura de palácios civis, levando à ser definido como o Barroco ao exagero da decoração.
Entre os Séculos das Luzes, onde a expressões artísticas e formas eram bem marcantes e o término do Neoclassicismo**, existiu o Rococó. E no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hotéis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma
sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.
O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII. E por isso ainda é possível encontrar uma versão mais original do património artístico rococó, que se está situado ao Noroeste de Portugal.
Tem como característica: cores claras; tons pastéis e douramento; representação da vida profana da aristocracia; representação de alegorias; estilo decorativo; possui leveza na estrutura das construções; unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade e texturas suaves.
A História da Arquitetura é uma subdivisão da história da Arte responsável pela evolução da arquitetura, seus princípios e idéias com perspectivas na maioria ocidentais. E em alguns casos a Arquitetura se relaciona com a Arte , mesmo que suas estéticas se sobreponham ou se confundam, o que é possível que aconteça uma estética vanguarda nas artes plásticas que não seja encontrada na arquitetura, ou vice-versa.
Alguns projetos arquitetônicos de decoração de interiores passaram a constituir a preocupação básica dos arquitetos do período do Rococó. Destacando-se assim por: colunas, pilastras e arquitraves reduzidas ao mínimo; numerosas janelas de arco pleno ou arco abatido; desenhos ornamentais de formas irregulares (rendilhados e ondulados); achatamento e alisamento das fachadas; paredes pintadas em tons claros; distribuição dos ambientes interiores, destinados a valorizar um modo de vida individual e caprichoso, e , eram estas caracterícas dentre outras que à diferenciava das demais estruturas arquitetônicas.
A história da pintura começa nos tempos pré-históricos e perpassa todasas culturas. E neste período se caracterizou com cenas da sociedade; parques arborizados; atmosfera de intimidade; teatralidade sem dramaticidade; estilo sensual; profundidade emocional, retratos; sugestão ao prazer da vida; cores claras; pincelada rápida e movediça; quadros de pequenas dimensõese cabinets.
No período do Rococó destacam-se os seguintes artistas: Giovanni Battista Tiepolo (Itália)1696/1770, Joannes Vermeer (Holanda), Antoine Watteau (França)1684/1721, François Boucher (1703/1770)
, Jean-Honoré Fragonard (1732/1806. Porém os principais são:
Tiepolo que se caracteriza por usar dos efeitos de luz, pinturas decorativas e do ilusionismo.
Watteau que se caracteriza por usar personagens teatrais em cenário bucólico, refinamento, delicadeza, roupas elegantes e rostos tristes mostrando a vida entediante da alta
sociedade da época, temas galantes e pastorais inspirados na Commedia Dell’Arte***, as suas
paisagens campestres bucólicas são palco de festas, encontros e representações teatrais onde a sua pincelada liberta representa os prazeres cotidianos da sociedade burguesa associados a uma grande variedade de trajes que fizeram moda.
Assim como a história da arte, a história da escultura é dividida em períodos e fases, de modo a facilitar o estudo e a comparação entre os diferentes movimentos artísticos. A história da escultura começa nos tempos pré-históricos e perpassa todas as culturas. Tendo como característica a ornamentação de jardins, dimensões menores que o Barroco, cores suaves, artes menores, linhas leves, curvas sinuosas, assimetria, curvas em C e S, e estilo Luis XV****. E a história da escultura pode-se destacar o período áureo das artes menores, onde eram esculpidas os móveis, espelhos, porcelanas, tapeçarias e pratas, todas apropriadas para a época.
O filme de Maria Antonieta foi baseado no período do Rococó, na França; onde os traços da história e da arquitetura se mostram fortemente presente na época. E ao longo do filme, é possível ver como era a França na regência de Maria Antonieta após passar por grandes conflitos e preocupações com seu lado afetivo (no qual foi forçada a se casar, mas continuava vivendo uma vida de libertinagem) e social (quando ela reunia a alta sociedade da França e do mundo, para festas caras,
fazendo a sociedade ficar com certa ‘raiva’ dela por não se comportar como uma mulher casada) e assim sendo conhecido como um marco de uma sangrenta revolução que mudou a França para sempre.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
______________. Rococó. Disponível
em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Rococ%C3%B3> Acesso em 17 set. 2011.
BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. São Paulo: Editora Perspectiva,
2001.
OLIVEIRA, M. A. Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. Cosac
Naify Edições, 2005. P. 43.
SUTTON, I. História da arquitetura do Ocidente. Lisboa: Verbo, 2004.
STRICKLAND, C. Arquitetura comentada: uma breve viagem pela história da
arquitetura. São Paulo: Ediouro; 2003.

GLOSSÁRIO
Barroco*: é o nome dado ao estilo artístico entre o final do século XVI e meados do século XVIII, na Itália e difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
Neoclassicismo**: um movimento cultural nascido na Europa no século XVIII, que teve influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos
do Barroco e Rococó.
Commedia Dell’Arte***: uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu na França. A “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, também sendo chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Esta forma ainda sobrevive através de alguns grupos de teatro. Suas apresentações eram feitas pelas rua e praças pública.
Ao chegarem à cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Seguiam apenas um roteiro, que se denominava “canovaccio”, mas possuindo total liberdade de criação; os personagens eram fixos, sendo que muitos atores viviam exclusivamente esses papéis até a sua morte.
Estilo Luis XV****: um estilo de decoração de interiores e mobiliário que se desenvolve a partir de França durante o reinado de Luís XV. Este estilo é influenciado pelas linhas fluidas e graciosas do rococó e pelo seu repertório de motivos ornamentais, situando-se entre o estilo regência, onde já dá os primeiros passos, e o estilo Luís XVI, que se caracteriza por uma maior rigidez e austeridade.
É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto.

2 comentários:

  1. MAILSON
    SENTI FALTA DE RELAÇÃO DO FILME COM O TEXTO.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,me ajudou bastante na montagem do meu diário de bordo! Obrigado,Anne

    ResponderExcluir