RAFAELLA MORAIS CAMPOS
Pesquisando sobre perspectiva gráfica encontrei diversos sites com a mesma definição para esse tema que é: a projeção em um meio bidimensional de algo tridimensional. Não entendi muito bem essa frase e fui pesquisar mais, daí descobri que a Projeção é nada mais que desenhar um objeto ou um espaço em três dimensões (altura, largura e comprimento) em um papel que possui apenas duas dimensões (largura e comprimento).
O objetivo é passar a ilusão de tridimensionalidade, pois o desenho não passa de linhas e mais linhas que a percepção humana cria, ilusoriamente, uma noção de profundidade.
Esse tipo de desenho foi muito usado na Grécia Antiga, mas só foi profundamente estudada e desenvolvida, no Renascimento.
Um dos desafios fundamentais no desenho é expressar a existência de objetos tridimensionais no espaço pelo traçado de retas, formas, texturas e tonalidades. Quanto mais longe o objeto está da nossa visão, no desenho terá uma tonalidade mais clara e terá um tamanho menor em relação aquele que está mais perto.
E o objeto mais perto será maior e de tonalidade mais escura. Esse meio de representação chamamos de Perspectiva Atmosférica, é a técnica na qual podemos criar a ilusão de distanciamento e profundidade dos objetos no desenho.
A Linha do Horizonte está sempre situada à altura dos olhos do Observador, podemos concluir que
o espaço de visão é maior, quando a altura aumenta, diminuindo quando baixamos a posição da
nossa altura. A sua dimensão é infinita, embora quando da
representação no papel, seja limitada pelos seus lados. A distância que vai do Plano Geometral
à Linha do Horizonte é designada de altura do Observador. A altura do Observador é um dos dados de maior importância para a determinação da perspectiva, ela corresponde à distância dos seus olhos
ao Plano Geometral.
Relembrando a imagem da linha de caminho de ferro, a noção de perspectiva era dada pelas
linhas que se dirigiam na direcção do horizonte e pareciam concentrar-se num único ponto. No
entanto, foi dito que esta característica, era também comum a planos laterais oblíquos a 45º
dirigidos ao horizonte, como é o caso das faces laterais das habitações. Estes pontos de
concentração, geralmente situados sobre a Linha do Horizonte, são designados de pontos de
fuga. A localização do (s) Ponto (s) de Fuga, é determinada pela posição das formas em relação ao Observador. O melhor processo, para nos apercebermos da realidade da perspectiva, é executar um estudo direto sobre diversas fotografias. No que respeita à escolha, o melhor tema para estudo é a fotografia urbana, por ter formas semelhantes aos sólidos geométricos conhecidos. Os Ponto (s) de Fuga estão situados sobre a linha do horizonte.
Depois de descobertos os Ponto (s) de Fuga, é fácil reconhecer que todas as linhas e planos
dirigidos para o horizonte, são os pontos encontrados.
PARA SER ARTIGO É PRECISO SER ESCRITO COM SUAS PALAVRAS, TER A SUA OPINIÃO E CONTER A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA.
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