IGREJA MADELEINE (1806)-Pierre-Alexandre Barthélémy Vignon (1763-1828)
OLHE BEM PARA IMAGEM ACIMA. QUAL É O ESTILO? ESTÁ EM HARMONIA? A DATA ESTÁ CORRETA?
Igreja de Santa Genoveva - 1764 - Jacques Germain Soufflot
E ESTA EDIFICAÇÃO CONHECIDA COMO PANTEÃO DE PARIS?
Neste momento, em que estamos estudando o final do século XVIII e início do século XIX, vocês já devem ter se acostumado com a tendência de um movimento artístico ser a expressão contrária ao período anterior, e não há de ser diferente pós o barroco e rococó, condenados pelo excesso.
Mas o novo estilo de arte é uma proposta diferente com cara de antiga, pois a nova tendência se inspirou no regresso da antiguidade romana associada ao ideal grego, como podemos observar nas imagens abaixo:
Teatro Bordeaux (1781) do arquiteto Victor Louis
Coluna comemorativa da vitória de Napoleão em Auterlitz.
Arco do Triunfo da Étoile - 1806
Igreja de São Francisco de Paula em Nápoles - projeto de Pietro Bianchi (1787 - 1849)
O novo estilo apresentado é o Neoclássico, que coincide com a Revolução Francesa e o império de Napoleão Bonaparte.
"Com a cultura francesa da revolução, o modelo clássico adquire um sentido ético-ideológico, identificando-se com a solução ideal do conflito entre liberdade e dever; e, colocando-se como valor absoluto e universal, transcende e anula as tradições e as escolas nacionais. Esse universalismo supra-histórico culmina e se difunde em toda a Europa com o império napoleônico." (ARGAN, 1992, p.14)
O novo ideário da arquitetura, ou seja, o estilo neoclássico, contrariava os exageros do barroco e rococó, buscando uma construção racional, equilibrada e proporcional em que a forma segue a função, principalmente nas edificações públicas.
Outros países da Europa também desenvolveram o estilo neoclássico em contraposição ao barroco, como no caso da Itália em que as escavações de Herculano e Pompéia iniciaram em 1746 e incentivaram as novas construções principalmente em Nápoles eMilão.
Segundo TINTELNOT, "o espírito inventivo dos arquitetos italianos parece esgotar-se no final do primeiro terço do século XIX. A falta de imaginação leva sempre ao recurso da fachada inspirada no templo antigo. (1972, p.24)
Na Espanha, a oposição às influências vindas de Roma e ao estilo barroco, contribuíram para o desenvolvimento do neoclássico.
Já na Inglaterra, desde o princípio houve uma tendência à inclinação à arte clássica e ao estilo gótico, não sendo portanto uma oposição ao barroco. O estilo clássico foi executado na Inglaterra, que mesmo assim, não abandonou a tradição medieval.
ESCULTURA NEOCLÁSSICA
•Oposição ao Barroco
•Simplicidade e sutileza
•Baixo-relevo
•Formas calmas, superfícies lisas
•Volumes vistos de um só lado
•Preferência pelo mármore branco
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna.
TINTELNOT, Hans. Do Neoclássico à Arte Moderna.
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