domingo, 25 de setembro de 2011

ROCOCÓ: O IRMÃO EXAGERADO E PROFANO DO BARROCO

DANIELE CAROLINE DAVID



Movimento artístico, genuinamente europeu, mais precisamente francês, o Rococó surgiu no século XVIII, no chamado Século das Luzes, este movimento apareceu entre o Barroco e o Neoclassicismo.
Por ter surgido logo após o Barroco, o Rococó, por muitos é considerado o Barroco exagerado e profano, pois diferentemente do Barroco, o Rococó surge para enaltecer a aristocracia e não a Igreja.
Podemos encontrar a Arte Barroca em igrejas, pinturas e esculturas representando santos, imagens religiosas, já o Rococó o encontramos na pintura e na decoração dos interiores dos hotéis e palácios parisienses da aristocracia, é uma arte de caráter lúdico e mundano.
Enquanto o Barroco representa os conflitos entre o bem e o mal, a pureza e o pecado, o Rococó representa os costumes de uma sociedade aristocrática, nobre que busca não a religião e sim a felicidade, a alegria de viver e os prazeres sensuais.
O Rococó é uma arte suave, com cores claras e tons pastéis com um estilo mais decorativo, possui leveza na estrutura de suas construções e texturas suaves, é um estilo bastante elegante e exuberante.
Apesar de ter muitas semelhanças com o Barroco, o Rococó é mais leve e intimista que aquele, desprendido da religião e adepto ao prazer.
Seria o Rococó a “ovelha negra” da família Barroca?

Um comentário:

  1. DANIELE
    SEU TEXTO PEDE IMAGENS QUE POSSAM COMPROVAR O QUE VOCÊ AFIRMA ALÉM DE ILUSTRAR DEVIDAMENTE O TEMA. CONCLUIR COM A SUA OPINIÃO E COLOCAR A FONTE DA PESQUISA.

    ResponderExcluir