domingo, 25 de setembro de 2011

BARROCO

GABRIELA JARDIM ALMEIDA RAMOS

O barroco compreende se dos anos artísticos de 1600 a 1700. Além de literatura fazem parte do barroco a musica, pintura, escultura e arquitetura da época.
Mesmo o barroco sendo considerado não pode isolar a colônia da metrópole. O barroco não pode ser considerado brasileiro por que seus dois principais autores Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos tiveram suas vidas não só no Brasil, mas em Portugal.
Em Portugal o barroco também chamado de seiscentismo tem início com unificação da península ibérica (Portugal e Espanha) o que faz o barroco ter um forte domínio espanhol sendo também chamado por isso de escola espanhola.
A publicação do poema épico PROSOPOPÉIA de Bento Teixeira marca o início do barroco no Brasil, que se estendeu por todo século XVII até o início do século XVIII, se o final foi concretizado com as livres OBRAS de Claudio Manoel da Costa.
A partir de 1724 com a Academia Brasílica dos Esquecidos, o movimento academicista ganhou o corpo dando a ascensão ao arcadismo causando a decadência do barroco.
O nome "barroco" tem origem na palavra espanhola barueco que significa “pérola de forma irregular”.
Grande parte dos artistas barrocos portugueses foram patrocinados com ouro advindo do Brasil que foi explorado durante anos.
Ainda restam muitos resquícios da arte barroca no Brasil principalmente no estado de Minas Gerais onde se concentrada a extração do ouro.

BARROCO NO BRASIL

Apesar das controversas  sobre a existência ou não de Aleijadinho, ele é considerado um dos maiores artista da historia barroca.

ALEIJADINHO




Um comentário:

  1. GABRIELA
    SEU TEXTO PEDE UM FECHAMENTO COM MAIS INFORMAÇÃO E PRINCIPALMENTE A SUA OPINIÃO.
    CITAR AS FONTES PESQUISADAS.

    ResponderExcluir