Hermes Alexandry de Oliveira Falcheti
A edificação onde hoje se instala o Museu histórico José Chiachiri,( na esquina da Rua Campos Salles com a Rua General Carneiro) no centro de Franca-SP, foi construída inicialmente para abrigar a Cadeia Pública de Franca(hoje situada no Jardim Guanabara), e também serviu de sede do Fórum(que se encontra na Avenida Major Nicácio atualmente). Mais tarde a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Franca também utilizaram do local. E apenas em 1970 teve o museu como sede.
Foi projetado pelo arquiteto francês Victor Dubugras, criado na Argentina e radicado no Brasil. Inaugurada em 1896 e baseada no estilo Eclético e com fortes lembranças da arquitetura neo-romântica. Há uma mistura de diferentes estilos arquitetônicos em uma única obra, método que se baseia na idéia que uma maior beleza pode ser alcançada, a partir do momento em que se combinem as melhores qualidades de cada estilo.
Imagem que mostra o local onde o edifício se encontra.
Placa identificando o uso da edificação logo na entrada do lote.
A fachada destacada do edifício, que apesar da falta de respeito de alguns, não compromete totalmente a beleza.
A sacada da fachada em foco. O visível uso do ferro forjado, característica comum datada à construção dessa obra.
Detalhe da realtação dada às janelas, a grandeza das aberturas assim como a grandeza do interior do edifício.
Detalhamento mais específico da janela, vista do interior do Museu.
A presença de arcos é uma característica presente tanto no exterior quanto no interior do edifício, característica essa vinda da arquitetura neo-romântica. Pé direito alto, dando aspecto de grandiosidade na obra.
Com a certeza de que o edifício está devidamente posicionado, situado no coração da cidade e conciliando o fato de ser uma obra histórica, passou a servir também como Museu. Aberta ao público e sem fins lucrativos, é uma grande atração e patrimônio da cidade de Franca.
Bibliografia
Próprio Museu Histórico José Chiachiri
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=357
http://arqnobrasil.wordpress.com/tag/arquitetura-ecletica/
http://www.pitoresco.com/arquitetura/ecletismo.htm
HERMES
FALTOU A ANÁLISE ARUITETÔNICA. AS FOTOS ESTÃO ÓTIMAS, MAS VOCÊ NÃO FALA NADA SOBRE OS ESTILOS PRESENTES NESTA ARQUITETURA.
EXEMPLIFIQUE O NEO ROMANTICO (ARQUITETURA MEDIEVAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário