domingo, 14 de agosto de 2011

Concepção Artística do Renascimento

O movimento renascentista aconteceu nas artes, ciências, economia e urbanismo na transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Transformações na Europa – final da Idade Média e início da Idade Moderna
Intensificação da vida urbana que gerou uma nova forma de se pensar.
Enriquecimento da burguesia – mudança na economia
Fortalecimento do poder dos reis – mudança na política
Grandes navegações
CIÊNCIAS: desenvolvimento da observação e da experimentação. Da Vinci e Copérnico (Teoria Heliocêntrica)
Novas técnicas de exploração agrícola, com a utilização de instrumentos e tração animal.
Difusão da imprensa, permitiu atender a uma demanda maior por conhecimento, mas o livro não era acessível às camadas mais pobres.
IDEAIS DO RENASCIMENTO:
Mudança no modo de pensar:
HUMANISTAS: acreditavam que o homem, com a educação adequada, seria capaz de dominar o seu destino, controlar e transformar a natureza. Movimento literário e filosófico. Nova educação baseada na crítica de textos, estudo de línguas e ciências e da observação da natureza. Tradução e divulgação dos textos gregos e romanos. Paixão e entusiasmo pelo conhecimento em várias áreas (música, religião, línguas, geografia, astronomia). O humanista é o erudito dos séculos XV e XVI, conhecedor das línguas e das literaturas antigas, consideradas então fundamentais para o conhecimento do ser humano. Valorização de disciplinas relacionadas à vida humana., buscando nas pessoas suas belezas e aspectos positivos ao contrário do que era realizado no período medieval.
ANTROPOCENTRISMO: atribuía ao homem e não à vontade de Deus, a responsabilidade por suas conquistas e fracassos. Do grego antropos, homem; visão de um mundo em que o ser humano ocupa a posição central no universo.
Escritores do Renascimento:
DANTE ALIGHIERI (1265 – 1321) pré-renasentista – crítica social no livro A Divina Comédia.
MIGUEL DE CERVANTES (1547 – 1616) Dom Quixote – impossibilidade de manter os valores medievais no mundo burguês.
GIOVANNI BOCCACCI (1313 1375) O decameron, divulgou a literatura grega da antiguidade.
THOMAS MORUS (1480 – 1535) Utopia (1516) sociedade ideal baseada na igualdade e tolerância.
ERASMO ROTTERDAM (1466 ? – 1536) Elogio da Loucura(1511) crítica aos costumes socais e abusos da Igreja. Um dos principais humanistas do renascimento.
NICOLAU MAQUIAVEL (1469 – 1527)  O Príncipe (1513) como se tom, se conserva e se perde o poder.
FRANÇOIS RABELAIS (1494 – 1553)  Pantagruel (1532) e Gargântua (1534) homens devem se guiar apenas pelas leis da natureza, saga de dois gigantes, satiriza o comportamento do clero e os dogmas católicos.
MICHEL MONTAIGNE ( 1533 – 1592) exemplo da tolerância filosófica defendida pelos renascentistas.
LUIS DE CAMÕES (1524 1580) Os Lusíadas  heroísmo português na aventura marítima
Na arte, novas técnicas e novo estilo surgiu inspirado nas criações dos antigos romanos e gregos.
Surgiu na Itália, em cidades que viviam do comércio como Veneza, Pisa, Gênova e principalmente Florença. Os governantes e burgueses poderosos dessas cidades disputavam entre si, mandando construir palácios, igrejas e catedrais, erguer estátuas em locais públicos e pintar quadros e afrescos para decorar os edifícios. Contratavam os artistas, pagavam suas despesas e a obra encomendada. Burgueses financiadores à Mecenas (burgueses que possuíam dinheiro do comércio e de negociações bancárias, mas que pretendiam ter prestígio, nobres que conservavam suas fortunas e reis).
O Renascimento representou a redescoberta do conhecimento e do estudo fora do âmbito que era permitido pela Igreja.  O termo deve ser entendido como renascer dos estudos da cultura clássica, principalmente ao que estava relacionado à vida humana.
Movimento elitista
Tela de Hans Holbein 1533
Tela de BOTTICELLI Marte e Vênus
Tela de Michelângelo A criação do homem
Arte que inspira-se no passado e mostra inovações. Os artistas exploraram temas da mitologia e da história antiga e imitavam as formas da arquitetura e da escultura Greco-romana. Inventaram a perspectiva e aprimoraram o naturalismo com os conhecimentos da matemática, anatomia, geometria e outras ciências.
O artista renascentista tratou a figura humana como a mais bela de toda a criação e procurou fazê-la exprimir força e harmonia. Estudou as proporções e o movimento do corpo, atensão dos músculos, os traços fisionômicos e gestos das mãos. Reproduziu cenas do cotidiano e pintou a si mesmo, e assinou seu quadro. Culto ao indivíduo.
CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO:
- Retomada da cultura clássica (literatura, filosofia, história e artes plásticas produzidas pelos gregos e romanos na Antiguidade.) conhecimento de outras formas de pensar, não para copiá-las, mas para refletir sobre elas, dentro do contexto do momento atual.
- O Homem é a medida de todas as coisas. Valorização do ser humano. Deus permanece soberano.
- Ideal de Universalidade. O ser humano pode vir a aprender e a saber tudo que se conhece à Leonardo da Vinci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário