Padre espanhol convida grafiteiros para modernizar o teto de sua paróquia
12 de maio de 2012 Jarbas Aragão
Lee Moran, no Daily News [tradução: Agência Pavanews]
O padre de uma igreja espanhola está tentando atrair os jovens da cidade com uma decoração inovadora no teto de sua igreja.
Ramon Mor chamou o artista “Rudi” e seu amigo madrileno, conhecido por “House”, para decorar a igreja com murais mais modernos após ter visto seu trabalho online.
O templo da congregação de Santa Eulália de Provençana, em Barcelona, Espanha, possui agora uma abóbada diferente das tradicionais.
Construída em 1957, Santa Eulália tinha, segundo Mor, uma decoração que lhe parecia “solene”, mas austera. O padre Mor esta à frente da igreja há menos de um ano e, decidido a criar algo diferente, admitiu ter arriscado receber críticas de seus fiéis com a iniciativa. Ele contratou os serviços dos grafiteiros para alegrar o interior do santuário e o resultado encantou tanto o sacerdote como a comunidade do bairro operário que a Igreja serve.
Rudi e House afirmam que tiveram o cuidado de estudar cuidadosamente o estilo românico catalão. “Precisávamos analisar as expressões, os olhares. Basta uma linha para passar de um estilo para outro”, explicou Rudi. Porém, ele explica que a obra não pode ser confundida com o grafite dos muros das grandes cidades. “O grafite é um estilo e isto é um mural feito com aerossóis e não tem nada de grafite… Todo o mural foi feito com aerossóis, além de um pouco de tinta preta para dar-lhe um toque do estilo”, encerrou.
O padre explica como foi o processo. Após contatar os artistas, eles enviaram esboços, a proposta foi aceita e o trabalho avançou. Os artistas não cobraram pela pintura.
“Rudi me presenteou com alguns desenhos fantásticos. Ele capturou a essência perfeitamente. Não era uma cópia e também tinha uma mensagem real… Se as pessoas não soubessem que o mural foi feito por grafiteiros, pela qualidade do desenho e do acabamento, pelo tamanho do traçado fino e perfeito, ninguém pensaria que foi feito com spray. A igreja, que sempre tentou ser moderna nas formas de expressar sua mensagem cristã, não pode parar de fazer isso. Isso pode atrair muitos jovens”, explica o padre Ramón, enfatizando que o processo todo durou apenas 10 dias.
Agora, outros colegas do padre Ramon Mor ficaram convencidos e Rudi já recebeu vários contatos de igrejas espanholas para outros trabalhos do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário